Blog > Artigos > Como Revender > Aprenda como vender no Mercado Livre e se torne um líder dentro da plataforma com 6 dicas simples

Aprenda como vender no Mercado Livre e se torne um líder dentro da plataforma com 6 dicas simples

pessoa acessando o site do mercado livre no macbook pro

Sem dúvida alguma o Mercado Livre é uma das maiores plataformas de vendas da atualidade. Ele permite que qualquer pessoa anuncie produtos, sejam eles novos ou usados. Sendo assim, é considerado simples, prático, seguro e democrático, ideal para quem está iniciando o próprio negócio. Porém, para obter sucesso é preciso saber como vender no mercado Livre da maneira certa e obter lucro através desse site.

Afinal, justamente por a plataforma permitir a entrada de vendedores de todos os locais, é preciso oferecer um diferencial para obter destaque e ser reconhecido pelos usuários. 

Caso contrário, os produtos acabarão não sendo encontrados pelos visitantes do site, o que resultará em pouquíssimas vendas e até mesmo prejuízo para você. 

Sabendo disso, neste artigo detalharemos as melhores dicas de como vender no Mercado Livre, bem como as principais vantagens de trabalhar em parceria com essa plataforma. Ficou curioso para saber mais? Continue acompanhando e descubra tudo! Boa leitura!

O que é o Mercado Livre?

Antes de aprender como vender no Mercado Livre é preciso entender o que é e como funciona essa plataforma tão famosa na atualidade. 

O Mercado Livre é uma empresa que surgiu na Argentina no ano de 1999. Atualmente, ela atua em 18 países, facilitando o trabalho de anúncio, venda, recebimento de pagamentos e entregas.

Na prática, ele funciona como uma espécie de plataforma que reúne vendedores de todos os tipos de artigos. Cada um dos comerciantes cria o seu próprio perfil, onde pode anunciar os seus produtos para todos que acessarem a página.

Além disso, a plataforma ajuda na realização de pedidos e de pagamentos, fazendo com que tudo aconteça de maneira bem simples e prática. 

O lucro da empresa advém de uma porcentagem cobrada dos vendedores pela compra realizada. Sendo assim, a cada venda realizada o parceiro paga uma parte do valor ao Mercado Livre, pelo intermédio dos serviços e pela divulgação do produto. 

Quais são as vantagens de vender no Mercado Livre?

Como você pode perceber, vender no Mercado Livre é sinônimo de praticidade. Afinal, a plataforma agiliza a parte burocrática da negociação, que costuma gerar mais trabalho para o vendedor. 

Portanto, ela é bem bacana para quem está começando e ainda não tem muita experiência com o mundo dos negócios. 

No entanto, as vantagens de trabalhar com o Mercado Livre não param por aí. A plataforma oferece muitos outros pontos positivos para os seus parceiros, que vão desde um aumento nos lucros até entregas mais eficientes. Confira alguns deles abaixo!

  • Vitrine gigantesca, tendo em vista que o site recebe o acesso de milhares de pessoas todos os dias;
  • Infraestrutura completa para todas as fases de venda, desde a captação de clientes até o pós-venda e relacionamento com o cliente;
  • Atingimento de diversos nichos diferentes, desde a área de eletrônicos até vestuário e decoração;
  • Grande destaque em SEO, sendo assim, quando o cliente pesquisar por um produto semelhante ao seu, o Mercado Livre o mostrará logo nos primeiros resultados dos buscadores;
  • Plataforma completa de gestão para Marketplace, onde o vendedor pode acompanhar seus números e o seu desenvolvimento, traçando estratégias para os próximos meses.

Como se cadastrar no Mercado Livre

Agora que você já sabe de todas as vantagens de trabalhar em parceria com o Mercado Livre, deve estar ansioso para começar a anunciar os seus produtos na plataforma. No entanto, antes de começar as vendas é necessário fazer o seu cadastro, para que ele seja aprovado pela empresa e você possa começar a utilizar o site.

Esse processo, por sua vez, é bem simples. Confira como realizar!

Passo 1. Acesse o site do Mercado Livre

O primeiro passo para se tornar um vendedor oficial do Mercado Livre é acessar o site oficial da plataforma.

Como vender no Mercado Livre

Passo 2. Clique na opção “crie sua conta”.

Como vender no Mercado Livre

Passo 3. Selecione a opção “conta de empresa”

Como vender no Mercado Livre

Passo 4. Preencha os dados solicitados 

Como vender no Mercado Livre

Para quem deseja abrir uma loja formal, o recomendado é realizar todo o processo burocrático antes, inclusive a criação do CNPJ. 

Isso porque será necessário informar esses dados ao se tornar um vendedor oficial do Mercado Livre, até mesmo para a emissão das notas fiscais do produto. 

Depois de realizar o cadastro você já estará autorizado a começar a vender. Portanto, basta subir os seus produtos e iniciar a divulgação.

Como vender no Mercado Livre: 6 dicas para ter sucesso na plataforma

Até aqui você já conseguiu perceber que trabalhar em conjunto com o Mercado Livre pode ser o que você estava precisando para fazer as suas vendas crescerem. No entanto, com uma concorrência tão grande é preciso trabalhar bastante para obter destaque e obter lucro na venda dos seus produtos. 

Nesse sentido, mais do que simplesmente anunciar é necessário aprender como vender no Mercado Livre utilizando as melhores técnicas. Apenas desse modo será possível obter o lucro tão desejado. 

Sabendo disso, separamos aqui 6 dicas definitivas para você que deseja aprender como vender no Mercado Livre e obter muito sucesso. Confira abaixo!

Escolha um nicho específico para trabalhar 

Como citamos anteriormente, o Mercado Livre é uma das plataformas preferidas dos vendedores justamente por permitir a comercialização de todo tipo de produto. 

Nesse sentido, a partir do momento que o vendedor cria o seu próprio perfil, ele pode anunciar todos os itens que desejar.

Com essa liberdade, não é incomum que algumas pessoas comecem a anunciar os mais diversos objetos. De eletrônicos a roupas e cosméticos, alguns vendedores comercializam de tudo, tentando obter um maior lucro. 

No entanto, essa atitude é um verdadeiro tiro no pé. Ao não focar em nenhum nicho específico o vendedor fica impossibilitado de criar uma estratégia de marketing com público alvo bem definido. 

Assim, a sua publicidade na maioria das vezes não alcança quem tem o poder de compra real e iria adquirir os seus produtos. 

Além disso, também é importante dizer que a venda de produtos de todos os nichos acaba não oferecendo muita credibilidade para os clientes. 

Ao acessarem o perfil do anunciante e encontrarem os itens variados, não sentirão a mesma confiança que teriam por um vendedor somente da área que estão procurando. 

Sendo assim, antes de entender como vender no Mercado Livre, escolha o que você mais gostaria e tem condições de oferecer dentro da plataforma. Com isso, ficará mais fácil alcançar bons números de lucro e fidelizar uma cartela de clientes.

Vale dizer também que aqui na Academia do Importador nós temos um curso especificamente sobre o Mercado Livre. E o melhor, se você assinar o nosso curso de importação, ele é totalmente gratuito! Conheça hoje mesmo e aproveite!

Escolha os seus fornecedores com cuidado 

Um dos maiores erros das pessoas que buscam como vender no Mercado Livre e obter lucro está em focar no local errado e não fazer uma pesquisa dos melhores fornecedores.

Ou seja, pensam em vender mais caro, fazendo com que os seus clientes paguem mais ao invés de comprar mais barato e oferecer descontos na plataforma.

Enquanto esse primeiro conceito afasta os consumidores, que vão buscar por outro vendedor com preços mais acessíveis, o segundo aproxima os clientes e fazem com que eles se fidelizem a loja. 

Sendo assim, um dos maiores segredos quando o assunto é como vender no Mercado Livre está em encontrar os fornecedores certos. 

Para isso, a nossa melhor dica é aprender a importar de outros países. Isso porque, independentemente do produto que for adquirido aqui no Brasil, ele custará mais caro. 

Pois, aqui no nosso país nós pagamos uma série de impostos e taxas que não são aplicados aos itens lá fora. 

Sendo assim, uma ótima ideia é comprar de locais como o Paraguai, onde os itens são vendidos com valores bem acessíveis. 

Outro ótimo local para ir às compras é os Estados Unidos, onde a variedade é gigantesca. Assim, pode-se adquirir itens que nem mesmo são vendidos no Brasil. 

Realizando esse processo de importação fica muito mais simples aprender como vender no Mercado Livre, já que pode-se ofertar os objetos por um valor bem menor. 

Para te ensinar todas as técnicas de importação dos Estados Unidos, aqui na Academia do Importador temos um curso completo. Com ele você aprenderá a nunca mais pagar caro em nenhum produto. Confira agora mesmo!

Aqui temos uma lista completa de fornecedores confiáveis para quem está começando nesse mundo e precisa de um auxílio. Confira agora mesmo quem pode te ajudar nessa fase inicial do seu negócio!

Se torne um vendedor com selo do Mercado Líder

Quem está sempre por dentro do Mercado Livre com toda a certeza já ouviu falar também do Mercado Líder. Ele nada mais é do que um sistema de reputação oferecido pela plataforma, onde os vendedores de maior destaque podem obter colocações que ajudarão bastante na conclusão das vendas.

Dentro do Mercado Líder são utilizadas 3 classificações diferentes:

  1. Mercado Líder; 
  2. Mercado Líder Gold; 
  3. Mercado Líder Premium.

Sendo assim, quando o assunto é  como vender no Mercado Livre, essa é uma dica muito importante. É preciso trabalhar com afinco e deixar os clientes completamente satisfeitos, de modo que eles avaliem o seu perfil de modo satisfatório e esse selo seja fornecido a você!

Assim, cada vez mais a plataforma entenderá que você presta bons serviços e impulsionará as suas vendas, te fornecendo o desejado selo do Mercado Líder.

Sempre invista em fotos profissionais para os seus produtos 

Quem nunca viu um anúncio e ficou com vontade de comprar o produto apenas pela foto, não é mesmo? Quando se trata de compras todos nós somos extremamente visuais. Portanto, é preciso levar em conta esse quesito na hora de publicar os seus produtos. 

Quando a venda é de eletrônicos é bem fácil encontrar fotos de qualidade dos produtos dentro da internet mesmo. Sendo assim, você pode utilizá-las, desde que não possuam direitos de imagem. Para isso, uma boa dica é utilizar sites de imagens gratuitos.

No entanto, quando o objetivo é aprender como vender no Mercado Livre para trabalhar com outros tipos de itens, é essencial ter uma noção de fotografia para obter as próprias imagens. 

Nesse caso, não é necessário se preocupar em investir grandes quantias em uma câmera fotográfica profissional. Fotos tiradas com o próprio celular já são suficientes, desde que sejam capturadas com uma boa luminosidade e sejam bem editadas. 

Para isso, vale fazer um curso no Youtube e aprender noções básicas de fotografia e edição de imagens. 

Tente sempre tirar o melhor de seus produtos, colocando-os em destaque. Em casos de roupas, contar com a ajuda de um modelo (a) também pode ajudar bastante. 

Desse modo o cliente pode ver como a peça vai ficar no corpo antes de adquiri-la, o que também vai te ajudar a ter melhores avaliações e a deixá-los mais satisfeitos.

Aprenda a utilizar as opções de publicidade ao seu favor 

Falar sobre como vender no Mercado Livre e não tratar também sobre marketing digital é completamente impossível. 

Afinal, as vendas estão diretamente ligadas a publicidade. Para que elas aconteçam é necessário ter uma divulgação intensa, permitindo que os produtos cheguem aos consumidores. 

Nesse sentido, é de extrema importância que você estude sobre o uso do marketing dentro da internet. Quanto mais trabalhado ele for, mais frutos você e sua loja poderão colher. 

Sendo assim, você pode utilizar duas abordagens diferentes: a orgânica e a paga. 

Na opção orgânica você divulga seus produtos em suas redes sociais, cria conteúdos e compartilha links dos itens que deseja vender. Assim, pouco a pouco os clientes terão acesso aos objetos e, caso se identifiquem com eles, concluirão a compra.

Já na opção paga você faz um investimento em dinheiro para que o próprio Google e as redes sociais mostrem os seus produtos primeiro aos usuários. 

Quando eles realizarem uma pesquisa sobre algo semelhante ao seu nicho, seu item estará no topo, tendo bem mais chances de ser visto. 

Desse modo, será muito mais fácil concluir as vendas que tanto sonhou e obter o lucro almejado. 

Aqui na Academia do Importador temos um curso completo onde te ensinamos como importar de maneira definitiva, bem bacana também para você comprar e revender produtos. Porém, a melhor parte é que adquirindo-o você ganha acesso gratuito a muitos outros cursos incríveis aqui da nossa plataforma. 

Cursos sobre Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp são só alguns exemplos dos materiais que você vai ter acesso totalmente de graça! Aproveite e confira agora mesmo!

Trabalhe um pós-venda bastante intenso 

Mais importante do que concluir uma venda é fazer com que os clientes voltem para comprar mais vezes. Nesse sentido, aprender como vender no Mercado Livre também inclui acompanhar os clientes e entender como foi a experiência deles com a sua loja. 

Essa análise é chamada de pós-venda e é muito importante principalmente para os lojistas que estão começando. Com ela é possível entender quais os principais pontos a serem melhorados, bem como quais atitudes estão sendo aprovadas pelos consumidores. 

Se você quiser saber ainda mais dicas sobre como Vender no Mercado Livre de forma a aumentar todos os seus lucros, precisa conhecer o curso que temos aqui Academia do Importador. Nele você vai aprender as técnicas definitivas que vão fazer o seu negócio subir de nível e se tornar uma verdadeira referência dentro do Mercado Livre. 

E o melhor, ainda há uma condição especial em que você pode obter esse super curso totalmente de graça! Confira agora mesmo!

E aí, anotou todas as dicas de como vender no Mercado Livre? Está preparado para ver seus lucros aumentarem? Se sim, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e ajude seus amigos empreendedores a também alcançarem o sucesso!

Aproveite e leia aqui no nosso blog também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *