Blog Academia do Importador > Artigos > Dicas > Compras online: Dicas e Cuidados Para Comprar Certo e Barato

Compras online: Dicas e Cuidados Para Comprar Certo e Barato

Fazer compras online é a melhor maneira de você ampliar suas possibilidades, além de ser uma das formas mais eficientes de economizar um bom dinheiro.

Inegavelmente, a internet é uma ferramenta poderosa que, quando bem usada, pode trazer soluções excelentes para quem está comprando.

E, diferentemente do que muitas pessoas imaginam, as relações comerciais feitas no mundo virtual estão cada vez mais seguras. Atualmente, há uma infinidade de mecanismos que podem ser usados para avaliar se uma determinada loja online, realmente, é de confiança.

Se você está planejando realizar compras online e não sabe por onde começar, esse artigo, com certeza, será muito útil como ponto de partida. Você saberá encontrar os melhores preços.

A seguir, separei algumas considerações sobre como funcionam as compras online feitas no mundo virtual. Também deixei algumas dicas práticas sobre como diminuir os riscos e economizar ainda mais seu dinheiro. Continue a leitura e fique por dentro desse tema!

compras online pela internet

Como encontrar o que você precisa?

Quando o assunto são compras online, a coisa mais simples é encontrar exatamente aquilo de que precisamos no momento.

A maneira mais usada são os motores de buscas, como o Google, Bing e Yahoo, por exemplo. Ou seja, basta digitar o que você quer adquirir na barra de busca para ter acesso a uma infinidade de resultados.

Você também pode fazer uso de algumas ferramentas que ajudam a otimizar o processo de pesquisa. O próprio Google, oferece um serviço muito útil nesse sentido: o Google Shopping.

Ao acessar essa plataforma, você terá acesso a uma série de lojas virtuais que tem o produto que você está buscando, além de indicar o preço cobrado em cada uma delas. Uma sacada interessante desse serviço é a possibilidade de poder organizar as opções do menor valor para o maior.

Além disso, detalhes sobre os produtos também podem facilmente ser consultados, uma vez que, normalmente, as fichas técnicas ficam disponíveis aos interessados.

O que é preciso saber antes de fazer compras online?

Antes de fechar qualquer tipo de compra online, é importante que você tenha em mente que cada loja virtual trabalha de uma forma. Apesar de que a maioria delas têm processos semelhantes, sempre há um ou outro ponto que pode fazer toda a diferença.

Sendo assim, antes de comprar pela internet confira se a loja virtual escolhida por você atende suas expectativas — frete atrativo, formas de pagamento, credibilidade e suporte, por exemplo, são alguns aspectos muito importantes.

Apesar disso, os procedimentos que devem ser feitos para as compras online são, basicamente, os mesmos em todas.

Ou seja, você começa fazendo um cadastro no site (normalmente, isso leva poucos minutos) informando dados essenciais, como endereço de entrega e CEP, para que seja possível fazer o cálculo do frete dos Correios.

Caso tenha achado a proposta interessante, basta confirmar o pedido. Mas, lembre-se sempre de revisar com cuidado seus dados para evitar possíveis problemas com a entrega. Por fim, é só escolher a forma de pagamento e encerrar a compra.

Aliás, sobre as formas de pagamento, vale lembrar que quase todas são aceitas, sendo que as mais usadas são o pagamento via boleto, cartão de crédito, cartão de débito e transferência bancária.

Quais as vantagens de fazer compras online?

Além de poder ter acesso a uma gama muito mais extensa de produtos, são as vantagens oferecidas pela modalidade de comércio virtual as grandes responsáveis pelo crescimento do segmento.

Por exemplo, boa parte das lojas online não fazem o repasse do imposto de vendas aos clientes, a menos que haja uma exigência do Estado. Como resultado, você consegue economizar ainda mais!

Outras vantagens de fazer compras pela internet são:

  • Você não vai precisar encarar multidões e esperar longos períodos para ser atendido.
  • Há mais flexibilidade nas compras online, o que resulta em mais comodidade para o consumidor.
  • É possível fazer comparações de preços de maneira muito fácil e com uma quantidade muito maior de itens.
  • É possível saber a percepção de outros compradores de um produto e, a partir daí, formar sua opinião sobre se ele vale ou não a pena.
  • Não há limites geográficos que impeçam a aquisição de um produto.
  • As lojas online sempre estão abertas.
  • Não há gastos com deslocamentos e nem a dor de cabeça de precisar encontrar um estacionamento (como quem vai comprar no Paraguai).
  • Quem compra online, evita ter que lidar com um vendedor mal-educado e negligente.
  • Você pode aproveitar os cupons de desconto que são muito fáceis de conseguir, seja na própria loja ou em sites especializados.
  • Normalmente, há mais informações sobre o produto, pois quem trabalha por trás das lojas online recebe treinamentos intensivos e está sempre atualizado.
  • Há mais privacidade ao comprar, o que é muito bom em determinados casos. Por exemplo, algumas pessoas se sentem constrangidas ao comprar uma peça de roupa íntima, como uma lingerie por exemplo, um remédio íntimo e outras coisas que precisam de discrição.

Agora que você já sabe que o processo para realizar compras online é muito simples e traz uma série de vantagens relacionadas, provavelmente, deve estar se perguntando sobre como saber se a loja virtual escolhida é confiável e segura.

Não se preocupe. É sobre isso que vou falar a seguir. Veja!

vantagens de fazer compras na internet

Compras na internet: como saber se a loja virtual é de confiança?

A questão da confiabilidade nas compras feitas pela internet é um fator-chave nessa modalidade de aquisição de produtos. O que é perfeitamente compreensível, afinal, todos os dias vemos denúncias sobre golpes e crimes virtuais.

Por outro lado, há algumas dicas que você pode adotar para verificar se a loja que está vendendo aquilo que você deseja, realmente, é de confiança. Veja como é simples fazer isso:

Informações básicas

Todas as lojas virtuais devem, obrigatoriamente, fornecer determinadas informações ao usuário. As mais importantes são o CNPJ, endereço, telefone de contato ou e-mail.

Se a página da loja não contar com essas informações, é melhor desconfiar.

Canais de atendimento

Uma maneira simples, mas muito eficiente de testar a confiabilidade de uma loja na internet é conhecendo o seu atendimento.

Por exemplo, você pode fazer um teste entrando em contato para obter mais informações sobre um determinado item ou o que fazer em caso de precisar trocar o produto.

Geralmente, lojas que são confiáveis prestam um atendimento atencioso e rápido, seja você um cliente ou apenas uma pessoa curiosa sobre algo que ela oferece. Você pode pesquisar também a reputação das lojas no Reclame Aqui.

comprar na internet com segurança

Redes sociais

Atualmente, todos nós estamos conectados e possuímos contas em redes sociais diversas. As lojas virtuais também estão neste mundo!

Conferir como elas se apresentam em suas páginas pode trazer várias respostas sobre se vale a pena ou não comprar.

Imagine, por exemplo, que na página da loja em uma rede social há várias reclamações de clientes ou, ainda, que as dúvidas são respondidas semanas depois. Pontos como esses demonstram uma falta de comprometimento, logo, é melhor deixar a loja que age assim de lado.

Quais cuidados adicionais você deve ter?

Como complemento ao tópico sobre como verificar a confiança de uma loja virtual, separei também essas dicas essenciais para que você não caia em golpes e tenha problemas. Confira!

Se o preço for muito baixo, desconfie

Assim como no comércio tradicional, qualquer produto ou serviço tem uma média de preço nas lojas virtuais. Se você encontrou uma oferta que está muito abaixo do padrão, mesmo quando comparada com uma promoção, fique atento e desconfie da idoneidade do site.

Cuidado com a senha do seu cartão em compras online

Por mais que especialistas em segurança virtual informem sobre os riscos de passar dados pessoais na internet, é sempre bom nos lembrarmos disso.

Se no passo a passo para sua compra houve algum pedido para digitar a senha do cartão, nunca faça isso! Lojas virtuais não solicitam senhas.

Outro cuidado que você deve ter são com os e-mails: nunca clique em nenhum link duvidoso de uma loja pedindo que revise seus dados e insira sua senha.

A melhor forma de evitar problemas com dados é ligando para o número disponibilizado na página como suporte ao cliente.

Pesquise sobre as taxas

Imagine ter escolhido o produto de seu interesse, ter ganhado um desconto e um cupom para frete grátis. Seria algo ótimo, não é mesmo? Agora, pense que ao chegar no final do processo de pagamento você descobre que uma taxa será cobrada e, pior, você foi pego de surpresa, pois não sabia dela!

Não é raro que lojas virtuais cobrem uma ou outra taxa, o problema é quando não deixam isso claro para o consumidor.

Sendo assim, sempre verifique se existe ou não alguma cobrança adicional e, caso você tenha sido cobrado indevidamente, a recomendação é procurar o PROCON para mais informações sobre os procedimentos legais que podem ser tomados contra a loja.

Dispositivos para comprar online

Sempre use seu próprio computador, smartphone ou tablet para fazer compras online. Além disso, cuide para ter um antivírus atualizado. Conexões públicas, como rede de Wi-Fi devem ser evitadas para esse tipo de ação, especialmente, por serem menos seguras.

dispositivos moveis para comprar na internet

Descubra se o site é seguro:

Verifique sempre ao entrar em qualquer site se ele é seguro, procure por um cadeado de segurança. Normalmente fica antes do nome do site. Esse cadeado possui um certificado que vai garantir compras online seguras. Pois ele irá proteger todos os seus dados.

Outra dica é para sempre olhar o rodapé das lojas virtuais, procure por informações sobre quem somos, contato entre outros. Procure sempre verificar se a loja online disponibiliza um canal de atendimento, pois você pode precisar.

comprar na internet - site seguro

Sites recomendados

Geralmente, quando alguém recomenda uma loja é porque gostou do que viu e recebeu, não é mesmo? Essa mesma ideia também vale para o mundo virtual, sendo assim, converse com familiares, amigos e colegas de trabalho que compraram pela internet e tiveram uma experiência positiva.

Leia nossos artigos detalhando alguns sites recomendados para fazer compras online:

Amazon EUA

O Amazon EUA é um excelente site para fazer compras online, situado nos Estados Unidos eles vendem praticamente de tudo mesmo. É incrível a quantidade de itens que essa loja online oferece em sua vitrine.

Suas compras estão seguras nessa loja virtual, pois os seus vendedores são excelentes.

Além de comprar produtos para você também é um ótimo local para comprar produtos para revender. Ou então se estiver precisando comprar algum presente para um amigo, também pode ser encontrado aqui.

lojas de compras
Carters

O que dizer da Carters, praticamente a maior loja de roupinhas infantis de todo o mundo. Com toda certeza que suas compras online aqui estarão mais que seguras.

Não sei se esse é seu caso, mas se descobriu agora que está esperando um bebê, então já pode começar a preparar a lista de enxoval do neném, pois é nessa loja virtual que vai comprar.

Além deles oferecem tudo para o seu baby, os seus preços são excelentes. Mesmo a loja virtual estando localizada nos Eua e o preço ser em dólar, ainda assim vai conseguir economizar muito. Principalmente se comparar a diferença de preços praticados entre Brasil e Estados Unidos.

carters

Aliexpress

O site Aliexpress está localizado na China e faz parte do roteiro de compras na internet de muitas pessoas já à bastante tempo. Seu portfólio de produtos gigantesco e os excelentes preços são excelentes atrativos para fazer compras nessa loja.

Algumas pessoas ainda tem receio de comprar aqui com medo dos produtos não chegarem, mas saiba que é muito seguro comprar nesse site. Aqui você também encontrará de tudo um pouco.

E usando o rastreamento internacional você ficará sabendo sempre onde suas compras estão. A, e uma dica, se for comprar roupas nessa loja não deixe de conferir a tabela de tamanho de medidas de roupa da China ok.

aliexpress

Target

A Target é uma outra excelente loja para se fazer compras na web, aqui você encontrará produtos como maquiagens, coisas para casa, entre outros.

Caso realmente for fazer compras nessa loja você terá de contratar uma empresa de redirecionamento de encomendas, pois a mesma não faz entregas no Brasil.

A sua primeira loja física da Target foi fundada na década de 60, e de lá pra cá eles também evoluirão, tudo para deixar suas compras na internet muito melhor.

vantagens de fazer comprar online

Alibaba

É muito bem provável que você talvez já conheça essa loja virtual, o Alibaba, o famoso site chinês que disponibiliza produtos em várias categorias das mais diversas que você possa imaginar.

O seu processo de vendas online é 100% voltado ao atacado, então quanto maior a quantidade você comprar aqui, menor pode ser o preço a pagar.

Aqui você terá de escolher um vendedor e entrar em contato com ele para negociar pessoalmente, recomendo que use o Google tradutor para isso.

Suas compras online aqui estão mais que seguras, pois eles possuem como reconhecimento a medalha conhecida como Gold Supplier. Saiba que eles não conquistarão essa medalha atoa.

site alibaba

Ebay

Dizer para você que o incrível eBay é um dos maiores sites do mundo não é novidade alguma não é mesmo? Pois acredito que isso você já sabe.

Mas será que você conhece todas as funcionalidades que o eBay oferece para você que deseja fazer compras online? Então saiba que essas funcionalidades podem ajudar você à economizar mais ainda.

O eBay também é uma loja virtual mais que completa, onde é possível encontrar de tudo aqui a preços incríveis. Sem falar que eles também entregam no Brasil e você pode usar o sistema de rastreio internacional para saber onde suas compras estão.

Não posso deixar de mencionar que todas essas grandes lojas mencionadas acima também participam da maior liquidação mundial, que é a Black Friday. A verdadeira Black Friday, onde os preços são realmente baratos de verdade.

comprar na web - ebay

Compras online: e se eu precisar trocar o produto?

Não é raro encontrar pessoas que fogem das compras online pelo receio de terem problemas em caso de trocas e devoluções. Porém, o que parte delas não sabe é que existem leis que amparam e dispõe sobre as regras que devem ser aplicadas nessa modalidade de compra.

Um claro exemplo disso é o Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. De acordo com essa disposição legal, caso você tenha feito uma compra na internet e, por algum motivo, quer cancelar, isso pode ser feito no período de 7 dias corridos — que começam a ser contados a partir da data de pagamento e, claro, você recebe seu dinheiro de volta.

Porém, vale seguir a dica do PROCON: o consumidor precisa ter muita atenção com relação às políticas de troca praticadas pela empresa que comercializa produtos online, principalmente, porque mesmo tendo políticas de trocas diferentes, nenhuma altera alguns pontos estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor.

Portanto, caso você queira se prevenir de eventuais dores de cabeça, a recomendação é buscar por uma loja online que ofereça uma política de troca mais segura e eficiente para possíveis eventualidades.

Dica: sites como o mercado livre seguram o seu dinheiro por 20 dias depois que você faz a compra e só libera o dinheiro para o vendedor quando você diz que está tudo certo.

Como economizar nas compras online na internet?

Quaisquer pessoas que vai para a internet com a intenção de comprar algo está em busca de preços atrativos e vantajosos. Aliás, é muito comum vermos que os preços das lojas online são bem melhores que os praticados pelas lojas físicas.

Ainda assim, podemos economizar mais! Um exemplo é a comparação de preços que citei no início deste artigo.

Com essa prática, você consegue obter o melhor negócio e, caso queira ainda mais praticidade, vale usar os vários aplicativos para smartphones desenvolvidos exclusivamente para esse fim ou extensões para os navegadores de internet.

Outra maneira de gastar menos nas compras online é aproveitar os programas de recompensas oferecidos pelas lojas. Normalmente, elas fazem isso quando percebem que um cliente está gostando do que é apresentado ou quando querem atrair novos consumidores.

Comprar fora da estação também é uma boa ideia para pagar mais barato nas compras virtuais. Isso é extremamente vantajoso se a sua procura é por roupas!

Conclusão sobre Compras Online 

No decorrer desse artigo você conheceu alguns dos pontos mais importantes quando o assunto são as compras online. Falei de tudo um pouco para ajudar a você a entender melhor esse mundo, de onde buscar informações até sobre o que fazer para pagar ainda mais barato.

Entretanto, ainda tenho um bônus para você que, com certeza, será muito útil para melhorar sua experiência de compras online: técnicas únicas para economizar muito mais pagando até 4 vezes menos do que é cobrado.

Para descobrir como fazer isso, confira este vídeo que preparei para mostrar para você que nem sempre a questão é ter mais dinheiro e sim, aprender como encontrar as oportunidades para economizar!

Então, gostou de saber mais sobre compras online? Aproveite e compartilhe esses conhecimentos, com seus amigos, em suas redes sociais preferidas. E, caso queira saber mais sobre como posso ajudar você a fazer melhores compras na internet ou tenha alguma dúvida, deixe nos comentários!

 

Fique e leia mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *