Blog Academia do Importador > Artigos > Estilo de Vida > Cosplay: Dicas e técnicas para pagar mais barato. Confira!

Cosplay: Dicas e técnicas para pagar mais barato. Confira!

Se você for a um evento de cultura nerd com certeza irá encontrar várias pessoas vestidas como personagens de jogos, animes, desenhos ou filmes. O nome que essa prática recebe é cosplay.

Uma junção das palavras “costumes” e “roleplay” a primeira significa fantasias e a segunda significa brincadeira ou interpretação. Em tradução livre fazer um cosplay é brincar de se fantasiar. É se permitir ser o seu personagem preferido. É dar forma à imaginação.

A brincadeira surgiu nos Estados Unidos, os registros datam para a década de 30. Apesar de ter nascido com personagens de ficção científica o termo acabou sendo ligado a se fantasiar de personagens da cultura japonesa.

Atualmente esse conceito está mudando, vemos muitos cosplayers (praticantes do cosplay) vestido como personagens de filmes Hollywoodianos.

O realismo é tão grande que normalmente essas pessoas atraem centenas de fãs dos personagens para tirar fotos.

o que é cosplay

Make Do It

Inicialmente o conceito de cosplay estava intimamente ligado ao “faça você mesmo”, mas é claro que com o tempo isso também foi se transformando.

Primeiro surgiram profissionais da costura dedicados a confecção de fantasias cosplay. Depois o mercado abraçou esse novo nicho e rapidamente lojas online no Brasil e no exterior foram criadas.

Até aí tudo bem, o problema é que com a especialização neste nicho e com o detalhamento das fantasias os custos aumentaram.

Normalmente são os acessórios os itens que mais encarecem a produção. Existem até ferreiros especializados no mercado de cosplay que produzem armaduras e acessórios em metal.

Cosplay no Mercado brasileiro

Se você não tem grandes dotes manuais a solução para se ter um cosplay legal ficará restrita a compra e encomenda. Como dissemos antes, existem profissionais dedicados a este propósito: os cosmakes.

Existem também muitas costureiras e alfaiates espalhados por esse Brasilzão que podem te ajudar, mas os custos, normalmente, são bem altos.

Comprar itens nas poucas lojas do Brasil que atendem ao nicho é ainda mais custoso. Uma única peruca, por exemplo, custa em média 300 reais.

Em São Paulo é possível encontrar muitas lojas para os cosplayers. No bairro da Liberdade existe até um shopping dedicado ao mercado nerd, com um andar todo voltado ao cosplay.

Porém outras regiões do país sofrem com a pouca oferta de lojas especializadas.

Principais Cosplays

Falar em cosplays mais utilizados é uma missão complexa, já que esse número varia muito de acordo com os sucessos do cinema, séries, livros ou desenhos.

Mas de forma geral, vamos apontar aqui cinco cosplays femininos e cinco masculinos que são grandes clássicos nos eventos nerds.

Primeiro os Cosplays masculinos:

5 – Alladin

Talvez motivado pelo recente filme em Live Action da Disney, ou, simplesmente, pela simplicidade da fantasia. Mas o fato é que o personagem principal do filme homônimo da Disney tem aparecido muito pelos eventos.

Apesar de ser uma das fantasias mais simples que vemos por aí, temos alguns exemplos de pessoas que conseguem tornar o herói um rei do luxo, com fantasias riquíssimas em detalhes e que precisam de um alto investimento.

roupa do alladin

4 – Goku

O herói do clássico anime japonês Dragon Ball também está entre as preferências dos cosplayers. Assim como o Alladin, as roupas de goku são simples. Ele também é um personagem tão conhecido que várias marcas produzem suas roupas.

Facilitando a vida de quem quer se fantasiar assim. Até para crianças é uma fantasia legal.

Os mais preparados possuem simuladores dos famosos ataques de energia utilizados por Goku. Tais simuladores só podem ser adquiridos em sites internacionais.

Os fãs de Dragon Ball gostam de se fantasiar de outros personagens da série também. Piccolo e Mestre Kame estão entre os mais imitados.

roupa do goku

3 – La casa de papel

A série espanhola que foi catapultada pelo Netflix rumo ao estrelato, e é outra que sempre é lembrada pelos cosplayers. O macacão vermelho e a máscara característica são marcas registradas. Essa é uma das fantasias que menos permite alterações.

O máximo que vemos são trocas nas armas utilizadas. Mesmo assim, para adquirir tais armas é necessário fazer um bom investimento, ou então dedicar horas de trabalho artesanal.

roupa la casa de papel

2 – Coringa

O grande sucesso do filme protagonizado por Joaquin Phoenix trouxe o Coringa de volta aos holofotes. Ao andar por um evento como a CCXP (Comic Con Experience) podemos ver diversos Coringas. O mais interessante deste personagem é que ele possui inúmeras versões.

Desde o  mais recente com Joaquin Phoenix, passando pelo controverso Jared Leto, até o aclamado Heath Ledger. E é claro, versões baseadas nos quadrinhos também aparecem muito.

O legal disso tudo é que cada pessoa busca itens diferentes criando um mercado bem grande sobre o personagem.

roupa do coringa

1 – Capitão América

Se fossemos falar sobre heróis este post estaria tomado deles. Super-homem, Batman, Homem-Aranha, Homem de Ferro…

Todos eles são figurinhas carimbadas entre os cosplayers, mas atualmente o herói que mais encontramos com certeza é o Capitão América. Essa fama repentina foi alavancada pelos filmes dos Vingadores.

Todos sabemos que o grande ítem do Capitão América é o seu escudo. Um Cosplayer que queira realmente ficar parecido com o Capitão e esteja procurando um escudo de metal, terá que desembolsar quase mil reais para ter um em compras no Brasil.

roupa do capitao america

Agora os Cosplays femininos:

5 – Lara Croft

Chegou a hora de falarmos dos cosplays femininos. A heroína do jogo de vídeo-game Tomb Raider é um dos cosplays mais clássicos que temos. Nesse momento você deve estar se perguntando o porquê disso, já que a personagem nem é tão conhecida assim.

Mas a resposta está na sociologia. Uma mulher forte e protagonista era raridade até pouco tempo atrás.

Lara Croft é um simbolo para as mulheres nerds, por isso recebe tanta atenção. Produzir o seu cosplay não é muito difícil já que ela utiliza roupas normais, mas, como sempre, estão nas armas o maior desafio.

fantasia cosplay - lara croft

4 – Diana Guardiã Estelar

Elegemos Diana para falar sobre um fenômeno recente: os personagens do jogo League of legends, o famoso LOL. Dentro do jogo todos os personagens possuem várias “skins”, roupinhas para os leigos.

E essas skins inspiram cosplayers do mundo todo que buscam construir suas fantasias  personagens favoritos. Isso abre uma gama imensa de possibilidades.

As roupas, normalmente, são bem elaboradas. Possuem muitos detalhes e fogem do padrão “Lara Croft”. Dificultando para quem pretendia construir sua própria fantasia. Os ítens dos personagens de LOL são encontrados, com mais facilidade, em sites estrangeiros.

fantasia cosplay - Diana Guardiã Estelar

3 – Arlequina

Outro sucesso recente entre os cosplayers é a Arlequina, a personagem já era muito conhecida entre os fãs de quadrinhos, mas foi no filme Esquadrão Suicida de 2016 que ela recuperou o cartaz e ganhou diversos fãs e inspirou cosplays.

A icônica personagem chama a atenção por seu look único, meias até as coxas, cabelo colorido e o, inseparável, taco de baseball.

Não precisamos nem dizer que cabe ao taco o papel de item mais difícil de ser encontrado, não é mesmo? Aqui cabe uma nota explicativa. Todos devem saber, mas não custa relembrar: todas as armas que citamos aqui e todas as outras que qualquer cosplayer utilize são imitações.

Para entrar em qualquer evento essas armas e acessórios precisam passar por uma revista, para que não aconteça de ninguém se machucar com elas.

fantasia cosplay - arlequina

2 – Mulher Gato

ROUPA DE COURO. Eu sei, eu sei, essa foi a primeira coisa que você pensou quando leu a palavra “mulher gato”. E é isso mesmo, uma roupa de couro preta com uma bela bota de salto alto.

Isso define a mulher gato. O item principal dela é o chicote, que não é exatamente muito difícil de ser encontrado.

Mas então por que estamos falando dela? Porque mesmo as fantasias mais simples precisam de um certo preparo. Precisam de um cuidado por parte dos cosplayers. Aqueles que buscam a perfeição em suas roupas querem a roupa de idêntica a da mulher gato, e isso sai caro.

fantasia mulher gato

1 – Mulher Maravilha

O clássico dos clássicos. A Mulher Maravilha vem inspirando gerações. E não seria diferente com os cosplayers. Ande meia hora pela CCXP e você encontrará dezenas de mulheres maravilha, cada uma com seu estilo. Todas caprichando em seus cosplayers.

fantasia cosplay - mulher maravilha

Respeite os Cosplayers!

Um tópico muito importante. Na verdade uma dica, se você ver um cosplayer por aí, ou for em algum evento e encontrar um deles por lá tome alguns cuidados: é normal querer tirar fotos ou tocar em alguma parte da fantasia, mas lembre-se ali estão pessoas! Então converse.

Peça autorização para tocar e tirar fotos. Se ver um cosplay descansando em algum cantinho respeite o tempo deles, se manter por um dia todo carregando fantasias ou com roupas que, normalmente, não são confortáveis, não é fácil. Aguarde, ele voltará para o evento e poderá tirar a foto com você.

Em relação a tocar já seria uma violência só pela pessoa estar sendo tocada sem querer isso, mas você pode acabar quebrando uma parte da fantasia, ou mesmo removendo alguma pintura ou maquiagem. Então, antes de interagir, pergunte se está tudo bem.

Construindo um Cosplay

Espero que depois deste mergulho pelo universo nerd, especialmente o do cosplay, você tenha percebido que criar uma vestimenta não é difícil. Há espaço para todos!

Desde os cosplays mais simples até os mais completos. Algumas peças você pode encontrar em lojas comuns, ou até mesmo ter em casa. Outras você pode construir ou contratar uma costureira para fazer.

Agora, se você quer ter os acessórios ou mesmo as roupas de forma bem parecida com os reais a solução é comprá-los. Já sabemos que para fazer isso no Brasil você terá que desembolsar uma quantia muito grande. Então qual a solução? Importar.

Sites como o Ebay ou o AliExpress estão cheios de ofertas ótimas, o problema é o frete, mas você também pode compensar isso utilizando serviços de redirecionamento.

Que consistem em, basicamente, um local onde você terá uma box (caixa) e ela poderá ter um determinado volume e peso e depois que alcançar esses parâmetros será enviada para você.

Quais as vantagens disso? Você poderá receber muitos itens de uma só vez e pagando só um frete, além de ter certeza que as coisas serão bem embaladas e ter uma menor chance de ser taxado na Alfândega Brasileira.

Outra solução para comprar seu cosplay

Outra solução é a de contratar um importador. Uma pessoa que viaja para regiões onde é possível encontrar os itens de seu interesse por preços camaradas. Essas regiões normalmente são os Estados Unidos ou países da América Latina, como o Paraguai e o Peru.

Nesse caso você estaria contratando uma pessoa que irá viajar e transpor a fronteira comprar o que você precisa e trazer de volta para o Brasil.

A grande vantagem desse tipo de importação é que a chance de ser taxado é bem pequena, já que existe um limite autorizado para que qualquer pessoa traga de outro país.

Além do que essas pessoas conhecem melhor o mercado onde irão fazer as compras o que pode te ajudar a conseguir preços ainda mais baixos.

É importante que contrate uma pessoa que seja especialista, ou que pelo menos conheça um pouco do seu nicho de interesse, para você pode ser óbvia a diferença entre a Neeko e a Diana (LOL), mas um leigo pode facilmente confundir e aparecer com uma roupa completamente diferente da que você queria.

Ficar ligado nos leilões do Ebay também é uma ótima dica para os amantes de cosplay e da cultura geek como um todo. Atente-se ao frete.

Conclusão

O mundo dos cosplays oferece inúmeras possibilidades. Você pode comprar ou construir. Imitar ou inovar. Pensar ou sonhar. Cabe só a você ver com qual das possibilidades se sente melhor e curtir.

Porque no final do dia só vai importar estar feliz com seu próprio cosplay. Se o primeiro não ficar do jeito que você quer não desanime. Existem milhares de possibilidades te esperando.

Se tem uma palavra que descreve o universo geek, essa palavra é: pluralidade. Então se divirta da forma que quiser. Saiba como comprar roupas perfeitamente iguais, construa um cosplay utilizando a sua criatividade. Acesse aqui.

Utilize um escudo de papel ou de metal. A maquiagem do Leto, do Ledger ou do Phoenix. O que importa é que você se sinta realizado com o seu cosplay.

 

Aproveite para ler outros artigos do nosso Blog que Possam te Interessar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *