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Conheça a História da Timberland – Trilhando Descobertas e Aventuras com Estilo

No armário dos praticantes de ecoturismo ou amantes da natureza provavelmente deve ter algum calçado ou roupa da Timberland.

Os produtos da marca são especialmente desenvolvidos para encarar as maiores aventuras, sendo produzidos com material impermeável e confortável que não dispensam o design moderno.

A história da Timberland começou na década de 1950, quando o rebitador Nathan Stwartz comprou metade da empresa de calçados Abington Shoe Company, localizada em Boston, capital  do estado americano de Massachussetts.

Mais tarde, o empresário adquiriu a outra parte da companhia e colocou seus filhos, Sidney e Herman, pra trabalhar com ele.

Stwartz já tinha experiência no ramo desde 1918, quando iniciou sua carreira de aprendiz manufaturando botas em uma pequena fábrica.

O grande diferencial na história da Timberland foi a observação cautelosa de Stwartz sobre as demandas do mercado.

A fria e úmida Boston abrigava naquela época a maior indústria de madeira do país. Em meio a condições climáticas extremas, os lenhadores tinham dificuldade em manter os pés secos e aquecidos.

Pensando nisso, o empresário desenvolveu a tecnologia de injeção, que permitia unir a parte superior à sola e tornava a bota que comercializavam impermeável.

Em 1973, essa tecnologia foi aperfeiçoada, originando o primeiro modelo do calçado produzido com couro amarelo e solado de borracha, capaz de manter a temperatura dos pés.

O produto fez tanto sucesso, principalmente entre caminhoneiros, lenhadores e caçadores, que logo ficou conhecido popularmente como yellow boot.

Não demoraria muito pra elas caírem no gosto de universitários americanos e aventureiros da natureza.

Saiba mais da história da Timberland lendo o nosso artigo completo.

Sobre o nome da marca Timberland

O nome também faz parte da história da Timberland, a yellow boot foi o primeiro produto da empresa dos Stwartz  a ser comercializado com a marca Timberland.

O nome foi escolhido em homenagem à região madeireira da Nova Inglaterra, chamada também de Timberland, a Terra da Madeira.

“Timber” também era uma expressão utilizada pelos lenhadores ao exclamar o momento em que a árvore se desprende e fica prestes a cair.

Timberland pra todos

No final da década de 1970, a já consolidada Timberland começou a desenvolver botas e sapatos casuais.

Ao mesmo tempo, investia em calçados pra prática de esportes radicais, inclusive aquáticos, como o iatismo. Já nos anos 1980, a marca iniciou o seu processo de expansão internacional.

Na década de 1990, a Timberland começou a se aventurar na fabricação de outros itens do vestuário, camisetas, calças e jaquetas, além de investir na produção de calçados e outros produtos femininos e em uma linha infantil.

Acessório, tipo cintos, óculos, relógios, mochilas, bonés, carteiras e meias, também passaram a fazer parte do catálogo da empresa.

Muitos caminhos foram trilhados na história da Timberland, mas nenhum a desviou de seu destino principal que era de oferecer estilo próprio e conforto pras pessoas superarem desafios e suprirem suas necessidades.

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Filipe Barcellos

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