Blog > Artigos > Como Importar > Importador Veja Agora como Aumentar sua Margem de Lucro

Importador Veja Agora como Aumentar sua Margem de Lucro

Importador apesar do momento delicado na economia devido aos impactos do coronavírus, há um cenário que mostra uma oportunidade para comprar nas melhores lojas dos EUA e revender produtos que continuam mais baratos lá fora em relação ao preço das lojas brasileiras.

Afinal, à medida que o dólar sobe, os preços no Brasil também aumentam.

Para revender no Brasil e manter o valor final baixo para o cliente, é preciso ter conhecimento de todos os gastos e de como eles impactam a sua margem final de lucro.

A margem, seja bruta ou líquida, é o percentual retirado da relação entre o lucro e as receitas totais. Com ela, é possível ajustar corretamente o seu ganho real e ter a noção correta de como o seu negócio está indo.

Desta forma, você pode precificar os produtos com mais confiança e oferecer preços mais atrativos e justos para o cliente.

Por isso, se você está começando a importar agora, algumas estratégias como precificar o produto corretamente, entender o que o cliente precisa e estudar maneiras de economizar nas compras podem ser diferenciais competitivos.

Além disso, entender o potencial das lojas online e investir nos negócios digitais pode ser uma boa estratégia, principalmente durante o período de isolamento social.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), no mês de março houve um aumento de 180% nas transações online, principalmente nas categorias de alimentos e bebidas, beleza e saúde.

Pensando nisso, a Academia do Importador em parceria com a Glin apresenta nesse artigo alternativas para você aumentar a sua margem de lucro mesmo em tempos de crise. Confira!

importador profissional

Precifique o produto corretamente

É preciso avaliar alguns pontos antes de definir o quanto cada produto vai custar, de forma que seja rentável e ainda fique mais barato para o cliente comprar com você do que em alguma outra loja no Brasil.

Então para definir o seu preço, você precisa pensar em quanto vai gastar para ter o produto em mãos, antes de vendê-lo para o seu cliente. Assim, as principais despesas são com a aquisição do produto, valor do dólar, frete e armazenamento e possíveis impostos e taxa.

Nesse momento é importante avaliar a possibilidade de custos extras como IOF do cartão de crédito ou os impostos de importação, por exemplo, porque esses fatores impactam diretamente no valor final do produto.

Se você possui um escritório ou local para armazenamento das mercadorias é importante incluir todos esses gastos com a estrutura operacional também.

Um outro ponto fundamental a ser considerado na estratégia de precificação do produto importado é o tempo que o produto demora para chegar no Brasil e depois para ser vendido.

Isso impacta diretamente no seu caixa, pois você ainda não terá recebido o retorno sobre o investimento da mercadoria até a venda ser concretizada.

Por esse motivo saber dimensionar o custo real do seu produto e o tempo que esse ciclo demora é fundamental para ter uma margem de lucro segura e rentável.

como fazer a precificação do preço dos produtos

Entenda o cliente

Os produtos importados costumam ser bem valorizados pelo consumidor, principalmente os que ainda não foram lançados no Brasil e os que têm preços proibitivos para a maior parte da população. Muitas vezes, você importador profissional pode usar essa exclusividade e boa reputação da mercadoria para aumentar a sua margem de lucro e evitar descontos.

Antes de tentar vender algo para o seu cliente, você precisa entendê-lo. Crie um relacionamento e comunique-se com ele para que você possa identificar maneiras de como oferecer o que ele precisa, principalmente no momento delicado que nos encontramos.

Então pergunte-se: eu sei quais produtos meu cliente tem procurado durante o isolamento?

De acordo com o levantamento realizado pelo Ebit/Nielsen, que monitora o comportamento do consumidor, está havendo uma procura maior por produtos de giro rápido ou consumo imediato e relacionados à saúde.

Como, por exemplo, remédios, itens essenciais para bebês, álcool em gel, máscaras. Além disso, equipamentos para se exercitar em casa, jogos, e itens que aliviam o stress da quarentena são outros exemplos de produtos mais procurados.

Converse por telefone ou troque mensagens com seus clientes e entenda como você pode ajudar na indicação de lojas e produtos que eles buscam. Divulgue as promoções de forma personalizada e evite ser inconveniente.

Nesse momento, vender a qualquer custo pode prejudicar a sua imagem! Seja empático nas mensagens, entenda com atenção o que ele precisa e envie somente o que ele gostaria de ver.

Esse relacionamento com o cliente vai se fortalecer, garantindo a fidelização. Crie um canal aberto para que ele possa conversar com você quando tiver algum problema ou simplesmente quiser dar um feedback.

Afinal, conhecer bem as necessidades dos seus clientes é fundamental para definir a sua margem de lucro.

como entender o cliente

Importador Entenda como Economizar nas Compras

Importador pouca gente sabe, mas hoje não é mais preciso ter um cartão de crédito internacional ou trocar reais por dólares em casas de câmbio para importar dos EUA. Além de pagar taxas abusivas, essas formas de pagamento inviabilizam muitas compras por não oferecerem a opção de parcelar o pagamento.

Ao pagar pelo produto importado via cartão de crédito internacional, o valor final em reais é calculado pelo dólar praticado pelo banco emissor do cartão de crédito, acrescido de 6,38% de IOF, que é o Imposto sobre Operações Financeiras.

A Glin nasceu para tornar as compras nos EUA mais simples e econômicas, sendo o meio de pagamento mais barato para importar. Com a Glin, o pagamento das compras são realizadas em sites norte-americanos como em um site brasileiro.

O pagamento é feito em reais, sem as taxas abusivas do cartão de crédito (como o IOF, por exemplo) e ainda pode parcelar. Além disso, não há a necessidade de cartão de crédito internacional.

O processo é simples: o comprador escolhe o Glincard, que é o Gift Card da Glin, no valor total que deseja comprar em uma das lojas parceiras disponíveis no site.

Em seguida, recebe no seu e-mail o código do Glincard para usar no fechamento do carrinho na loja americana on-line desejada. Pronto! O resto é feito com um redirecionador de encomendas ou personal shopper, e aí entra a sua especialidade.

Ao reduzir o custo de aquisição do seu produto, você ganha liberdade para escolher se aumenta a sua margem de lucrou ou divide o ganho com o seu cliente em forma de descontos. A Glin te dá essa liberdade.

Confira agora sobre como comprar com a Glin!

Importador aprendendo economizar

Importador Acredite no potencial de vender online

Além de conhecer mais o que o seu cliente precisa nesse momento e usar o meio de pagamento mais barato do mercado, a recomendação é entender como as vendas on-line podem agregar ao seu negócio.

Os e-commerces e plataformas digitais possuem inúmeras vantagens. Então, que tal conferir alguns dos benefícios que podem ser aplicados, principalmente no início do seu negócio:

  • Alcance maior de clientes;
  • Processo automatizado de compra;
  • Seu negócio fica disponível 24 horas por dia e assim o cliente pode comprar em qualquer momento;
  • Custos de implantação menores do que de uma loja física;
  • Informações dos produtos como fotos, preços e dados ficam sempre à disposição do cliente;
  • Facilidade de criar promoções de forma econômica;
  • Total controle sobre suas vendas por meio de relatórios.

Tenha em mente importador que seu site e suas redes sociais refletem a sua credibilidade. Então, invista em como você quer que os clientes vejam o seu produto: faça boas fotos, coloque na descrição as informações necessárias, deixe o preço disponível junto com as possibilidades de pagamento.

Não se esqueça de que o momento exige cuidado: não bombardeie o seu cliente com muitas mensagens e promoções. Trabalhe com conteúdo e dicas relevantes que ofereçam ajuda a ele.

Ah, também é importante se colocar à disposição para o que ele precisar, afinal, sem um bom atendimento, nada disso adianta!

Potencial de vendas online

Conclusão

O que achou do nosso artigo Importador? Acredita que agora você consiga aumentar a sua margem de lucro?

Conta mais pra gente nos comentários, quais são seus desafios? Como podemos te ajudar?

Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *