Blog Academia do Importador > Artigos > Como Importar > AliExpress: Truques, Dicas e Segredinhos. Aprenda ;)

AliExpress: Truques, Dicas e Segredinhos. Aprenda ;)

Comprar online hoje em dia se tornou um hábito de muitas pessoas, onde, dentre as principais lojas procuradas para realizar compras online, estão as internacionais, com preços bem chamativos e um catálogo que traz uma enorme variedade de produtos, como as orientais, sendo a maior loja online de destaque nesse ramo o Aliexpress.

O Aliexpress foi fundado em 2010, sendo pertencente do grupo varejista Alibaba, sediada em Hangzhou, na China. Ela é desenvolvida em um modelo de varejo online, baseado no e-commerce na internet, trazendo serviços de varejo e pagamentos feitos no próprio site ou aplicativo da empresa, com um amplo catálogo que traz dos itens básicos até os mais inusitados.

Um dos pontos fortes da loja AliExpress é permitir que os clientes tenham a oportunidade de encontrar no catálogo tão diferenciado uma grande variedade de produtos, por preços bem acessíveis, geralmente bem abaixo da média do mercado. Comprar com segurança, por um preço acessível, sem sair de casa, é um dos objetivos da empresa AliExpress.

Mas, como em toda compra online internacional, sempre fica aquela dúvida sobre como comprar de fato, como ter a certeza de que está realizando uma compra segura, quais as principais formas de pagamento utilizadas pela empresa e ainda como rastrear produtos adquiridos, por exemplo.

Se você tem alguma dessas dúvidas, está no post certo. Hoje, iremos te ensinar todos os truques para que você consiga comprar com segurança no Aliexpress e aproveitar ao máximo a variedade de produtos neste site. Quer conhecer? Então, vamos lá!

aliexpress

Qual é o site oficial do AliExpress?

O AliExpress é hospedado no site oficial em português neste link, onde você pode verificar promoções especiais e ainda o próprio catálogo da loja da empresa, criar seu cadastro e começar a realizar compras quando desejar.

Vale lembrar que o preço dos produtos é baseado no dólar, sendo assim, à medida que o dólar varia, os preços dos produtos também irão variar, recebendo a cotação em reais sempre que você finaliza a compra, garantindo assim a conversão ideal especifica ao valor do dólar naquele momento.

Mesmo que os produtos sejam cotados em dólar, o valor chega a ser bem abaixo da média do mercado brasileiro, e você pode encontrar diversos produtos com preços que chegam a ser até mesmo a metade do valor daquele mesmo produto em uma loja física do Brasil, o que garante muita economia.

Muitas pessoas, até mesmo, trabalham comprando em quantidade no AliExpress produtos que são vendidos por preços bem mais baratos que no Brasil, e repassam esses produtos no Brasil por preços ainda abaixo da média, conseguindo lucrar com isso, sendo uma forma de empreender.

Catalogo de Produtos do Aliexpress

No site oficial do Aliexpress você encontra um catálogo que traz produtos dos mais variados segmentos, como Moda Feminina, Moda Masculina, Casamento e Eventos, Esporte e Lazer, Joias e Acessórios, Relógios, Mamãe e Bebê, Telefonia e Comunicação, Casa e Jardim, Eletrônicos, Beleza e Saúde, Bolsas e Malas, Brinquedos e Hobbies, Automóveis e Motos, Luzes e Iluminação, Material Escolher e de Escritório, entre muitos outros.

Dada a diversidade de produtos e o preço barato que é cobrado por eles, além de valores de frete acessíveis ou gratuitos, a visibilidade da empresa Aliexpress se tornou ainda maior que a própria eBay e Amazon, sendo em diversos países líder de vendas, se sobressaindo as demais empresas do ramo de e-commerce.

É bom ainda lembrar que os produtos que são vendidos na loja Aliexpress são hospedados nela assim como no Mercado Livre, onde não é a própria empresa que é responsável pela venda dos produtos, e nem tampouco a sua oferta, mas sim vendedores que se cadastram no site e vendem em por ele, sendo o Aliexpress uma espécie de vitrine, onde esses produtos podem ser expostos a potenciais clientes.

Dessa forma, antes de comprar no AliExpress é sempre bom verificar a reputação do vendedor, comentários de outros clientes que já fizeram compras com aquele vendedor, entre outros aspectos que o próprio site dá em informações sobre o vendedor para que você se sinta o mais seguro possível.

As compras online feitas no AliExpress tem como ponto negativo a demora para que esse produto chegue até a residência do brasileiro, uma vez que, dada a grande distância, os produtos têm uma média de tempo de chegada a casa dos clientes de cerca de 40 dias úteis, no mínimo, o que garante uma espera bem grande e muita ansiedade se você for alguém apressadinho.

Como comprar do aliexpress do Brasil

Como comprar do AliExpress do Brasil?

Comprar no AliExpress Brasil é um processo muito simples, basta que você acesse o site oficial clicando neste link e siga o passo a passo abaixo:

  • Ao acessar o site oficial, escolha a categoria de produtos que deseja navegar, ou ainda pesquise na barra de navegação o produto que deseja encontrar, fazendo a sua pesquisa e observando preços, escolhendo aquele que mais se identificar;
  • A seguir, já na página do produto desejado, clique em “Comprar Agora”, escolhendo após isso as características do seu produto e ainda a quantidade, como também de que fornecedor você deseja que ele venha, se da China, dos EUA, ou outro disponível;
  • Nesse momento, o site irá solicitar o login, e você deve fazer seu cadastro, inserindo suas informações pessoais de cadastro para sites de compras, além de endereço;
  • Com as informações adicionadas, você seguirá para a página do site e o produto escolhido estará na sua sacola, clique na parte superior da tela no ícone da sacola e continue a compra, clicando em finalizar e escolhendo o endereço de entrega, confirmando a compra;
  • Por fim, você insere a forma de pagamento desejada, se por cartão ou boleto. Por cartão a compra é validade em alguns minutos, por boleto levará até 3 dias para ser validade, e então você aguarda;
  • Com o pagamento validado sua compra é finalizada e você pode acompanhar a entrega do seu produto no seu perfil, em meus pedidos, clicando no pedido que deseja ver os detalhes e conferindo as informações de rastreio dele, até chegar em sua casa.

Produtos com estoque no Brasil

Já se você deseja comprar produtos no AliExpress que tenham estoque no Brasil por vendedores que atendem nessa modalidade, você pode estar utilizando o truque abaixo, que garante para você uma entrega mais rápida do produto:

  • Acesse o site do Aliexpress no link indicado acima e vá para alguma categoria de seu interesse;
  • A seguir, na parte superior aos produtos, aparecerá uma barra de filtro, e você deve clicar dentre as opções de filtro de pesquisa dos produtos em “Local de Envio”, selecionando China;
  • Após isso, com a página já carregada, observe o link da página, que fica na barra superior do seu navegador, e procure pelas palavras “FromCountry=CN”, e no lugar de “CN” digite “BR”, colocando a página para atualizar clicando em Enter no seu teclado;
  • Prontinho, os produtos que aparecerão são de vendedores do Aliexpress com estoque no Brasil, e você pode navegar a vontade na busca pelo produto desejado. Mas, sempre que mudar de categoria, faça esse mesmo procedimento, e siga com o passo a passo de compras que demos acima.

É seguro comprar no AliExpress?

Como dito anteriormente, as compras feitas no AliExpress são advindas de vendedores cadastrados na plataforma, e por isso, assim como compras feitas no Mercado Livre, você deve observar a reputação desses vendedores em dados disponibilizados pela própria plataforma de venda e os comentários de clientes que já fizeram compras com ele na página do produto que deseja adquirir.

O site do Aliexpress permite que você veja uma espécie de perfil para cada vendedor que é caracterizada como uma loja, onde você verifica os produtos que essa empresa vende e a reputação que ela tem tomando por base as avaliações dos clientes que já compraram seus produtos.

Na página do produto, você tem a oportunidade de ver a classificação que os clientes que já compraram aquele produto deram para ele em estrelas que vão de 1 a 5, podendo trazer comentários de clientes com fotos, onde você pode filtrar esses comentários pela quantidade de estrelas, pela presença ou não de imagens e ainda pela origem dos comentários, como os feitos por clientes brasileiros, por exemplo, clicando na bandeirinha do Brasil.

Tendo todas as informações necessárias, a certeza de que aquele vendedor realmente tem uma boa reputação através dos dados observados no site do Aliexpress, verificando os comentários de pessoas que já compraram e realmente identificando que é um produto bom e que chega de verdade na casa dos clientes, você pode comprar sem medo e também aguardar o produto chegar na sua residência.

Entrando na minha conta

Para entrar na sua conta no AliExpress você deve utilizar as informações de login e senha que você inseriu no site quando fez o seu cadastro. para isso, acesse o site clicando no link que nós disponibilizamos mais acima, clique na aba inferior da página no ícone “Minha Conta” e insira seu login e senha, acessando assim a sua conta e tendo todas as informações sobre seus pedidos.

Você pode ainda acessar o site do Aliexpress tem alguma conta vinculada ao e-mail do seu aparelho, seja o computador ou celular, como por exemplo as contas da Google, pelo Gmail, clicando apenas na conta que deseja associar ao site do Aliexpress e assim finalizando o seu cadastro, facilitando para você fazer login sem precisar lembrar de alguma senha específica somente para o site.

Como comprar no Aliexpress

Como comprar no Aliexpress?

Para comprar no AliExpress é bem simples, basta que você faça uma conta no site do Aliexpress ou ainda no aplicativo, que é disponível tanto para celulares Android quanto iOS, fazer o seu login, pesquisar pelo produto desejado e assim efetuar a sua compra seguindo passo a passo que indicamos mais acima.

Tanto no site, quanto no aplicativo, o passo a passo para realizar a compra de qualquer produto no AliExpress é o mesmo. para realizar a instalação do aplicativo do Aliexpress para Android, clique aqui, já para iOS, clique aqui. Com aplicativo baixado e instalado, realize o seu login ou cadastre-se navegue escolhendo o produto desejado para fazer a sua compra.

AliExpress: cuidado com o que está comprando

No AliExpress, você encontra artigos de diversos departamentos.

Como roupas para uso pessoal ou roupas para revenda, acessórios, produtos esportivoscosméticos, objetos de decoração e até eletrônicos como notebooks para comprar.

Essa loja é uma excelente opção para comprar presentes para o namorado, pois tem de tudo lá, basta pesquisar com calma.

Se o seu intuito é comprar produtos de marca no AliExpress.

Não se deixe levar pelos preços baixos e certifique-se de que as peças escolhidas realmente são originais.

É que entre os itens oferecidos, existem muitas réplicas que podem tornar a transação decepcionante para quem espera algo oficial.

Atente-se à reputação do vendedor do AliExpress

Um dos motivos do AliExpress ter ganhado fama por aqui foi a recomendação a parentes e amigos por parte de clientes da loja virtual.

Somente esse fato pressupõe que trata-se de um e-commerce confiável, e realmente o é.

As transações bancárias são feitas com segurança e o site oferece a garantia do reembolso caso haja algum problema com sua compra.

No entanto, como não é o AliExpress que fornece e encaminha os produtos.

É fundamental atentar-se à reputação do vendedor escolhido, evitando eventuais aborrecimentos.

Verifique se ele possui selos da loja que o classifique como ótimo fornecedor e consulte o histórico de opiniões disponíveis de pessoas que compraram dele.

Escolha os tamanhos e medidas corretas ao comprar

Como qualquer compra online, você não pode tocar ou experimentar o produto.

Por isso a melhor forma de saber que ele realmente supre as suas necessidades é verificando as suas dimensões.

Os tamanhos de roupas e calçados são diferentes dos padrões brasileiros.

Nesse caso você precisará consultar as tabelas de medidas (fornecidas pelos próprios vendedores do AliExpress ou encontradas na internet).

Atente-se também às proporções de outros produtos, como artigos de decoração.

Certificando-se de que eles caberão na sua estante, armário ou outro móvel e até mesmo cômodo de sua casa.

Comprar em pouca quantidade no AliExpress

Essa dica é fundamental para quem é consumidor de primeira viagem no AliExpress.

Já que serve de teste para verificar se o vendedor é de confiança e se as expectativas com relação aos produtos oferecidos são devidamente atingidas.

Isso também ajuda a evitar a cobrança de taxas na alfândega das quais são isentas as compras internacionais até US$ 50 dólares.

E que são remetidas de pessoas físicas (o que geralmente é o caso dos vendedores do site).

A maioria dos fornecedores da AliExpress está ciente das altas taxas e para burlá-las, encaminham as mercadorias como “Gift” (presente).

No entanto, é preciso conscientizar-se de que a taxação pode acontecer.

Nesse caso, o imposto é de 60% sobre o valor aduaneiro da mercadoria (que corresponde à junção do preço do produto, frete e seguro, se houver).

O pacote será encaminhado para uma agência dos Correios próxima a sua localidade e poderá ser retirada após o respectivo pagamento.

Formas de pagamento aliexpress

Formas de pagamento Aliexpress

As formas de pagamento que são aceitas no site do Aliexpress para compra de qualquer produto são cartão de crédito e débito, da bandeira Vida, MasterCard, Maestro e American Express. Além disso, você pode pagar com cartões pré-pagos, cartões virtuais, com PayPal, e ainda Western Union e Transferência Bancária para compras acima de 20U$.

Contudo você pode ainda pagar com outros métodos de pagamentos menos comuns, como Webmoney, QIWI, DOKU, TEF, Ideal, entre outros. Por fim, temos uma das opções que também é muito procurada, por boleto, que tem um tempo de validação de até 3 dias.

Mas vale ainda ressaltar que as compras feitas no AliExpress levam como base o dólar americano, libra esterlina, euro e ainda rublos russos. Como no Brasil a moeda é real, se você decidir pagar com cartões ou métodos que envolvem bancos, é preciso saber se eles aceitam pagamentos internacionais, para que o valor seja convertido automaticamente na hora do pagamento da compra.

Rastreamento Aliexpress

As compras feitas no AliExpress têm um código de rastreio próprio da empresa, onde você pode acompanhar a rota do seu produto até chegar na sua residência através do acesso ao seu perfil dentro do site, verificando na aba meus pedidos, clicando no pedido que deseja rastrear, e assim observando as informações a respeito da rota que ele está tomando até chegar em sua casa.

Mas você pode ainda solicitar o código de rastreamento internacional ao vendedor do produto, que sempre envia por mensagens dentro da própria plataforma do Aliexpress, no seu perfil, clicando em minhas mensagens, o link de rastreio, onde você é redirecionado para uma plataforma própria de uma entregadora da AliExpress e pode verificar a rota do seu produto.

Entretanto o próprio Aliexpress também lhe entrega um código de rastreio de produto que pode ser verificado no seu perfil na aba meus pedidos, clicando no produto que deseja rastrear, e a seguir clicando em detalhes sobre produto e verificando assim o código de rastreio. Copie esse código e insira no link que a própria Aliexpress irá lhe indicar para rastrear o produto, acompanhando a entrega.

Seja paciente para esperar as compras Seja paciente para esperar as compras do AliExpress

A grande maioria dos itens anunciados no site AliExpress é proveniente da China e dá a volta ao mundo para chegar até aqui de navio.

Contudo essa forma de transporte é feita mediante um frete com taxa muito barata ou mesmo gratuito.

No entanto, o trajeto é completado entre um e três meses.

O que exige muita paciência para esperar pelo momento prazeroso de ter suas comprinhas em mãos.

E aí, gostou das nossas dicas? Se sim, ficamos felizes em estar te ajudando a se sentir mais seguro para comprar produtos no AliExpress. Boas compras!

10 comentários em “AliExpress: Truques, Dicas e Segredinhos. Aprenda ;)”

  1. Não anotou em lugar algum? EM todo caso, peça ajuda ao aliexpress e peça o reembolso se estiver com medo.

  2. Só esperar que logo chega.

  3. Aline antonio disse:

    Bom dia gostaria de saber fiz 2 compra no aliexpress é esta da seguinte forma
    04/07 partiu pais origem
    05/07 chegou pais destina
    08/07 enviou empresa transporte pais destino
    Status : em trânsito pais de destino
    Será que esse pedido já passou pela alfândega?

    O outro produto
    12/06 partiu pais de origem
    01/07 enviado empresa transporte pais destino
    07/07 liberado pela alfândega
    Status : envio chegou pais de destino aguardando liberação aduaneira
    Gostaria de saber oq é ?

  4. Antonio Marcelo da Silva Nascimento disse:

    Meu código sumiu
    O que devo fazer?

  5. Alaídes disse:

    Ótimas dicas! Principalmente sobre os produtos em estoque no Brasil! Obrigada!

  6. pedro disse:

    Muito bom o conteúdo, logo irei colocar em pratica, gostei da calma que foi escrito o conhecimento. São José – SC.

  7. Em breve farei um artigo mais detalhado. Na barra lateral do blog tem um local onde você se inscreve para receber notificações. Inscreva-se lá e irei te mandar quando estiver pronto.

  8. PRISCILLA PEQUENO DE AZEVEDO disse:

    Quero dicas de como comprar no aliexpress

  9. Ana Paula Pires disse:

    Este site tem umas dicas legais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *