Blog Academia do Importador > Artigos > Dicas > Rastreamento Internacional: O Jeito Fácil de Rastrear

Rastreamento Internacional: O Jeito Fácil de Rastrear

Dentre as principais formas de compra pela internet que são utilizadas hoje em dia está a modalidade de compra internacional, onde você pode encontrar preços ainda mais barateados em produtos feitos fora do Brasil, comprá-los e aguardar o recebimento do produto na sua casa usando o Rastreamento Internacional.

Hoje em dia realizar compras pela internet é algo que se tornou bastante comum e viável, devido à possibilidade de encontrar preços bem mais acessíveis do que você encontraria na compra de produtos em lojas físicas.

Garantindo assim que você tenha a oportunidade de pesquisar em várias lojas virtuais, e encontrar o preço que cabe no seu bolso e optar pelo produto desejado.

No entanto, nas compras feitas pela internet, até mesmo as nacionais, um dos pontos que faz com que as pessoas fiquem bastante preocupadas em relação à segurança da compra é a entrega do produto.

Sendo que uma vez que você investe um determinado valor e aguarda o recebimento do produto que você pagou, e quanto mais isso demora, como no caso das compras internacionais, maior o medo do consumidor.

Por isso, hoje trouxe para você algumas dicas e informações essenciais sobre como realizar o rastreamento de objetos adquiridos em outros países.

E com isso garantir que você possa acompanhar a rota de entrega dele desde a saída da empresa do vendedor, até a chegada dele à sua casa a fim de que você se sinta seguro na sua compra.

Quer conhecer todas as minhas dicas e informações essenciais sobre como realizar o rastreamento internacional do seu produto?

Se sim, vamos lá!

correios rastreamento internacional

Como fazer um rastreamento internacional?

O processo de rastreamento internacional é feito de forma mais comum diretamente no site da empresa que faz a venda do produto, você precisa apenas acessar o seu perfil dentro do site da empresa.

Em seguida verificar os seus produtos, buscar pelo produto que você deseja rastrear e, por fim, ver onde ele se encontra no momento.

Neste caso, não necessariamente a empresa precisa fornecer um código de rastreio para que você possa aplicá-los em outros sites de terceiros que irão realizar a entrega do seu produto.

No entanto, muitas pessoas acham essa modalidade pouco segura, e gostam de comprar online em sites que forneçam código de rastreio que possa ser utilizado em algum site de acompanhamento, que não dentro do próprio site da empresa.

Dessa forma, é necessário primeiramente que você se informe junto à empresa que deseja comprar o produto antes de fazer a aquisição do mesmo sobre a forma de envio dele.

Se vem por alguma transportadora ou ainda se é de responsabilidade do Correios quando chegar dentro do território brasileiro.

Caso ele seja transportado pelos Correios, geralmente é entregue um código de rastreio que se encaixa nos padrões de rastreio dos Correios, tendo 13 dígitos que indicam o tipo de produto, o país de origem e ainda o número de identificação da postagem.

Sendo configurado da seguinte forma: XX000000000XX, onde o “X” simboliza letras e o “0” simboliza números. dessa forma, você pode realizar o rastreamento de encomendas diretamente no site dos correios com bastante facilidade.

Outra possibilidade para fazer o seu Rastreamento Internacional

Existe ainda a possibilidade de rastrear sua encomenda diretamente de outros sites que trabalham com rastreamento de objetos e produtos, inserido o código de rastreio da sua encomenda.

Porém, não é um processo tão seguro quanto no site dos Correios, uma vez que essas empresas não são as responsáveis específicas pela entrega do seu produto, e por isso o rastreio não se torna tão preciso quanto deveria.

Em geral, o ideal é entrar em contato com a empresa que você fez a compra do produto, se informar mais a respeito das possibilidades de realização do rastreio, receber o código de rastreio para utilização em site oficial, seja da empresa ou ainda dos Correios.

Por exemplo, como empresa de entrega do produto, e assim se certificar com informações oficiais de onde o seu produto está, para onde ele foi, e quando possivelmente ele chegará na sua casa.

Porém vou deixar aqui 2 sites legais para você fazer o seu rastreamento internacional:

  1. 17 track
  2. Ebanx

rastreio internacional de encomendas

Como rastrear encomenda internacional no Brasil?

Você tem a possibilidade de rastrear uma encomenda internacional no Brasil através do site dos Correios, se essa encomenda em algum momento dentro de solo brasileiro for postada nos correios.

Ou ainda através do próprio site da empresa, verificando onde o produto se encontra e a rota que ele leva até chegar na sua casa.

Ainda existe a possibilidade de fazer o rastreio do seu produto internacional no Brasil através de sites que trabalham com rastreio de produtos, mas como indicamos logo acima, não é um processo tão seguro em relação às informações fornecidas.

Essas empresas recebem informações tecnicamente superficiais a respeito do rastreio do produto, e você não terá tantas informações precisas e seguras como teria em um site oficial, como o dos Correios, por exemplo.

Em geral, se você for realizar o rastreio do seu produto no site dos correios ou ainda em algum site de terceiros que trabalham especificamente com rastreio de produtos, você deve ter em mãos o código de rastreamento internacional da sua encomenda.

Sendo ele o elemento essencial para tornar possível a identificação do seu produto e assim encontrá-lo onde quer que esteja.

Caso você não tenha recebido nenhum código de rastreio da sua encomenda, entre em contato com a empresa que você fez a compra, ou ainda com o vendedor em especial, e solicite o seu código de rastreio para conseguir verificar a rota da sua encomenda até chegar à sua casa.

Se ele informar que não existe um código de rastreio, acompanhe a rota do seu produto diretamente no site onde você fez a compra, mas adianto que esse é um processo pouco seguro e que você pode chegar a perder o seu produto e o seu dinheiro.

Vou deixar aqui 2 sites para fazer o seu rastreamento internacional:

  1. 17 track
  2. Ebanx

rastreio de encomendas no brasil

Como rastrear objetos internacionais pelo correio?

Para rastrear objetos internacionais pelos Correios, é necessário que esse objeto tenha sido postado nos Correios em algum momento, assim a empresa se torna responsável pela entrega do produto, desde o seu recebimento até a sua residência, garantindo total segurança nesse processo.

Assim, com o rastreamento internacional em mãos, levando em consideração a configuração de código de rastreio pelo site do Correios, com 13 dígitos, 4 letras, 9 números, com duas letras antes e depois da sequência de números, acesse o site dos correios seguindo o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site dos Correios na área de rastreamento internacional clicando aqui;
  • No campo em branco, você deve inserir o código de rastreamento internacional do seu pacote (objeto), de forma que os Correios possam encontrá-lo, clicando a seguir no botão “pesquisar”. Você pode ainda fazer a pesquisa do seu produto inserindo o CNPJ ou CPF, a partir do seu login no idCorreios, uma vez cadastrado;
  • Caso você deseje fazer a consulta de mais de um produto, basta inserir todos os códigos no campo em branco separados por ponto e vírgula, um atrás do outro, sem espaçamentos.

Feito isso…

Uma vez feita a consulta, você tem a chance de verificar onde o produto se encontra e o caminho que ele está levando até chegar à sua residência.

Vale ainda ressaltar que o próprio site dos Correios indica, para objetos postados no exterior para o Brasil, que há uma quantidade limitada de informações.

E que, dependendo do serviço contratado pelo remetente na origem do produto, o nível das informações varia, por isso é sempre bom comprar com uma empresa de confiança e que preza pela qualidade.

Os objetos que são registrados com código de rastreio iniciado pela letra “R” não pertencem a modalidade expressa de entrega dos correios, sendo assim o site não disponibiliza um tipo de rastreio ponto a ponto, sendo rastreio mais geral.

De acordo com o site dos Correios, as informações contidas para esses tipos de produtos trazem apenas os eventos ocorridos com ele, como recebimento no Brasil, entregas, tentativas de entregas, aguardo da retirada na unidade responsável.

Cabe ainda ressaltar que nos códigos de rastreio das remessas internacionais que apresentam as letras “UM” não há possibilidade de rastreio dentro do Brasil, e por isso o site dos Correios não vai conseguir encontrar informações a respeito.

Já que esse código é utilizado no país de origem para indicar que a remessa do produto ainda está passível de pagamento de impostos e de detalhes sobre importações, sendo assim ainda não é um objeto postado.

O Correios ainda afirmam que existe um prazo de entrega de no mínimo 40 dias úteis para o produto chegar até a sua residência, por isso, mesmo que você consiga realizar o rastreio.

Então não se espante com o tempo que terá que esperar até que o produto chegue na sua casa, levando de um a dois meses, ou até bem mais.

rastreando objetos e compras internacionais

Rastreamento Internacional de produtos da China?

Uma das formas mais comuns de compras internacionais feitas por consumidores brasileiros são os produtos importados diretamente da China, comumente encomendados através de sites do grupo Alibaba e Aliexpress.

E ainda outros similares, e que demora um bom tempo para chegar até a residência dos compradores, dada a distância do produto.

Para realizar o rastreio desse tipo de produto, você pode acompanhar a rota da sua encomenda desde o local de compra até a chegada na sua casa pelo site oficial da loja onde você realizou a compra.

Mas pode ainda utilizar o código de rastreamento internacional diretamente no site oficial dos correios, uma vez que comumente eles chegam por lá.

Caso tenha sido fornecido para você algum outro tipo de código, você deve entrar em contato com a empresa que fez a venda do produto e se informar onde que você deve utilizar aquele código de rastreio, realizando assim esse processo e verificando onde as encomendas se encontra no momento.

Em geral, a forma mais segura de rastrear os seus produtos da China são através do site oficial de venda do produto e ainda do site oficial dos Correios.

Que são as empresas geralmente responsáveis por entregar o produto na sua casa a partir do momento que ele chega no Brasil, sendo um processo bem simples, bastando seguir o passo-a-passo que indicamos logo mais acima.

rastreio da china

Como pagar a taxa de uma encomenda internacional?

Eu fiz um outro artigo onde mostro o passo a passo (com imagens) para você fazer o pagamento da taxa ou recorrer para não paga-la.

Para pagar essa taxa é necessário primeiro ter um cadastro no idCorreios, um sistema online do Correios que trabalha com despacho postal e organiza informações a respeito de impostos cobrados sobre produtos que são tributados no seu CPF. Para se cadastrar siga o passo a passo:

  • Acesse o site do idCorreios clicando aqui, e em seguida clique em “Cadastrar-se”;
  • Selecione o seu perfil de usuário, se pessoa física, jurídica, empresa fora do Brasil ou ainda estrangeiro residente no Brasil ou no exterior;
  • Clique em “Prosseguir” e preencha na próxima página seus dados pessoais e de endereço para realizar o cadastro, criando um nome de usuário e senha e clicando em “Concluir Cadastro”.

Após a confirmação do cadastro…

Após isso, será enviado para o seu e-mail uma mensagem de confirmação do seu cadastro, sendo que você deve acessar esse link e clicá-lo para ativar a sua conta e poder então fazer o login com seu nome e senha de usuário.

A partir daí, você pode realizar o procedimento necessário para pagamento da taxa importação. Siga, para isso, o passo a passo:

  • Acesse o site do idCorreios com sua senha e nome de usuário;
  • Clique na opção “Minhas Importações”;
  • Digite o código de rastreamento internacional do seu produto no campo “Pesquisar encomenda”, clicando em “consultar”;
  • Ao fazer a verificação dos dados da sua encomenda, se constar a mensagem “Aguardando pagamento”, significa que você deve ainda pagar a taxa de importação;
  • Clique então no botão “pagar”, e escolha a forma de pagamento, se por boleto bancário ou ainda por cartão de crédito, sendo que por boleto são até três dias para confirmar seu pagamento. Escolha a opção e clique em “finalizar”;
  • Caso pague com cartão, o processo já está finalizado e dentro de alguns minutos o pagamento será constado. Se escolher pagar por boleto, o sistema irá mostrar um PDF da fatura da taxa de importação, baixe e pague em alguma rede bancária, finalizando a operação.

Breve Conclusão:

Agora você já sabe tudo sobre rastreamento internacional então já pode fazer sua compra no exterior com muito mais tranquilidade, pois saberá exatamente onde sua compra e seus objetos estão.

Você pode fazer compras em qualquer País, Estados Unidos ou China, e rastrear facilmente os pacotes usando o passo a passo desse guia.

Mas você sabe como pagar mais barato? Não! Então vou te mostrar como fazer ok.

Minha Jornada

Oi, sou o Filipe Barcellos, sou importador profissional a mais de 6 anos, compro muitos produtos nos Estados Unidos. E posso garantir para você que o rastreamento internacional me ajuda muito.

É a única maneira de saber onde estão meus pacotes e objetos.

Há algum tempinho atras eu acabei gravando um vídeo onde eu mostro a grande diferença de preços entre os 2 países, o Brasil e os Eua.

E nesse vídeo eu aproveito para falar de algumas técnicas que utilizo para fazer minhas compras e ainda pagar bem menos. E tudo legalmente.

Mas, esse vídeo está deixando os lojistas daqui do Brasil bem raivosos comigo, pois no vídeo eu revelo todo o segredo deles, mostrando como eles ganham tanto dinheiro.

A grande verdade mesmo é que eu já me cansei de ver as pessoas pagando caro em produtos que querem ter, por isso resolvi deixar o meu vídeo no ar. Mas não sei até quando.

Então assista já, pois realmente eu não sei até quando irei conseguir deixar o vídeo disponível. Assista já.

É isso, encerro por aqui, espero que tenha gostado desse artigo, e que você tenha aprendido de verdade como funciona o rastreamento internacional. Um grande abraço e até a próxima 🙂

 

Leia também:

2 comentários em “Rastreamento Internacional: O Jeito Fácil de Rastrear”

  1. Tem que aguardar Cecília. Esse outro código é do Correio brasileiro!
    Só vai assinalar como postado quando chegar aqui no Brasil.

  2. Cecilia Barbosa Santos disse:

    Fiz uma compra num site. Foi me passado um código de rastreio, vi que no depósito ele passou pra noutro número.
    Rastreie no site dos Correios e confirma que ainda não foi postado.
    No ebanx mostra entrada um aviãozinho(sinal que está em percurso)
    Desde 5 de junho e só.

    Grata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra o segredo e aprenda a pagar menos!

Não basta saber onde comprar, tem que saber onde é que tem os produtos mais baratos. É isso que você vai encontrar neste vídeo.