Em dúvida se é melhor ter um MacBook ou notebook? Veja aqui as vantagens e desvantagens que cada tipo de computador oferece e como escolher um bom modelo.
Índice de conteúdo
Pensando em investir em um novo computador?
O que faz um MacBook ser melhor do que outros aparelhos? Será que o notebook de outra marca de notebook é tão satisfatório? Como fazer uma boa escolha?… Antes de adquirir um computador é normal surjam essas dúvidas. Afinal, com esse equipamento, você poderá trabalhar, estudar e se divertir todos os dias durante muitos anos.
Para te ajudar a tomar essa decisão, este texto mostrará quais são as principais vantagens e desvantagens de ter um MacBook e um notebook de marcas populares. Aqui você também verá cinco dicas sobre como escolher o modelo que mais satisfaça suas necessidades. Então, boa leitura!
Sobre o MacBook
Sabia que um tipo de MacBook é mais fácil para carregar, enquanto outro lida melhor com softwares pesados? Acompanhe todas as informações desta seção para saber mais e descobrir o lado positivo e negativo de ter um notebook da Apple.
Versões do MacBook disponíveis no Brasil
Entre as versões mais recentes que você pode comprar do MacBook está a linha Air 14 com laptops de design fino que não pesam muito e, por isso, são fáceis de transportar. Eles possuem ótimo desempenho e permitem que você navegue pela internet com fluidez, rode alguns jogos potentes, realize edições de imagens, etc.
Também a série do MacBook Pro 16 que é um sonho de consumo para profissionais que lidam com tarefas exigentes. Ela serve para realizar atividades pesadas, como gerar vídeos 4k, trabalhar com design gráfico e processamento de alto volume de dados. Então, para saber qual é o melhor MacBook, depende da maneira que você usará o aparelho.
Sugestão de leitura: História da Apple — Amor à Primeira Mordida
Vantagens do MacBook
Um MacBook costuma ser mais seguro, porque a Apple faz uma rigorosa verificação em todo programa que acessa o laptop. Esses notebooks ainda contam com integração com demais produtos da fabricante, como os iPhones, tablets e iPad. O sistema como um todo é bastante prático e ainda se destaca por ser compatível com softwares exclusivos.
Nos MacBooks é maior o tempo de vida útil, a carga da bateria e a agilidade dos processadores, em comparação a outros dispositivos. Por conta desses benefícios, revender um aparelho usado, seminovo ou novo é fácil, você pode fazer uma pesquisa online agora para confirmar que existem vários compradores.
Desvantagens do MacBook
A principal desvantagem de um MacBook está no valor do investimento. Normalmente sai mais barato adquirir outro tipo de notebook com capacidade intermediária, adequado para fazer tarefas moderadas. Há ainda a limitação do ecossistema Apple, quem possui dispositivos de outras marcas pode ter problemas com conectividade.
A maioria dos softwares tem uma versão para macOS, mas em alguns casos existem complicações com compatibilidade. A variedade de aplicativos é menor se comparado, por exemplo, com a quantidade de programas disponíveis para Windows.
Sobre o Notebook
Se você considerar os fatores que estão na sequência, perceberá que nem sempre ter um MacBook é uma ideia. Então, continue lendo e veja quais as vantagens e desvantagens de investir num notebook comum.
Melhores marcas de Notebook
Geralmente, a Dell, a Samsung e HP se destacam no mercado de laptops, por causa da variedade de modelos que dispõem com alta tecnologia. Muitos desses aparelhos conseguem funcionar tranquilamente com arquivos exigentes. No meio dos melhores notebooks dessas fabricantes você encontra versões capazes de competir com MacBooks.
Já a Lenovo e a LG apresentam produtos intermediários, confiáveis para uso profissional e pessoal. A Acer e a Assus têm linhas projetadas para jogos, e assim como a Positivo, elas consistem em ótimas opções para quem está com orçamento restrito. Contudo, de forma geral, as marcas oferecem diferentes alternativas para os usuários.
Vantagens do Notebook
Normalmente, o preço dos laptops tradicionais são bem mais acessíveis que os produtos da Apple, embora as versões Premium custem praticamente o mesmo valor. Outra vantagem é a imensa quantidade de aparelhos para escolher e dependendo do modelo, também aumentam as possibilidades de realizar upgrades e melhorias.
A compatibilidade com um grande número de dispositivos de diferentes marcas é mais um privilégio que os MacBooks não oferecem. Os notebooks populares são menos complexos para fazer consertos. Além disso, quando precisam de manutenção, o custo costuma ser mais barato.
Desvantagens do Notebook
Em comparação com os MacBooks, os notebooks convencionais necessitam de reparos com mais frequência. Embora existam mais peças de reparação disponíveis, nem todos os componentes operam em perfeita harmonia. A garantia e serviços de suporte, na maior parte das vezes, cobre menos problemas.
Além disso, poucas laptops possuem material de alta qualidade como nos dispositivos da Apple. Dependendo do tempo de uso, a revenda se torna difícil tanto que é normal as pessoas venderem apenas as peças desses aparelhos.
Como escolher um MacBook ou Notebook
Não importa se você prefere MacBook ou Notebook, é importante que você considere os fatores que estão a seguir para encontrar um modelo que lhe deixe muito satisfeito.
Sugestão de leitura: Como Importar Produtos Apple Pagando Até a Metade do Preço
Verifique o processador
No MacBooks, os processadores são ágeis para trabalhar até com edições de vídeos complexas. No entanto, se você quiser a melhor fluidez do sistema, opte por um modelo com o chipset M3; caso prefira uma velocidade intermediária, o M2. Contudo, se seu orçamento estiver, considere o M1.
Quanto aos notebooks comuns, tenha em mente que processadores a partir da Intel Core i5 e AMD Ryzen 5, já servem para atividades moderadas. Mas para trabalhar com arquivos pesados, o ideal é usar uma versão superior ou igual ao Intel Core i9 e AMD Ryzen 7.
Veja se a memória RAM e o armazenamento são o suficiente para você
Quanto mais memória RAM e armazenamento houver, mais fluido o sistema será executar vários programas abertos ao mesmo tempo. Nos MacBooks, a capacidade da memória varia de 8 a 128 GB e o armazenamento SSD fica entre 512 GB e 4 TB. Trata-se de uma ótima opção para aqueles que precisam trabalhar e salvar grandes volumes de dados.
Já entre os notebooks populares, há aparelhos básicos com RAM de 4 GB e 128 GB de espaço em um disco SSD. Por outro lado, os dispositivos de alta atuação, como o ASUS ROG Strix Scar 18, vêm com 64 GB e 2 TB. Outro detalhe importante é que em diversos produtos existe a possibilidade de expandir a memória.
Confira se a placa de vídeo consegue processar a imagem que prefere
Imagine se depois de comprar seu computador novo e você não conseguir abrir o jogo que mais gosta ou não puder editar um vídeo importante para seu trabalho. Nos MacBooks, há menos chances de ocorrer esse tipo de problema. Mas para lidar com edição de imagens, design gráfico e jogos, placas de vídeo AMD Radeon Pro 6600M ou superior são melhores.
Entre os notebooks tradicionais, procure versões a partir da NVIDIA GeForce RTX 3060 ou NVIDIA GeForce GTX 1650. Também, dê preferência a placas dedicadas e não integradas, desse modo haverá a possibilidade de fazer a troca por um modelo mais avançado no futuro, se for necessário.
Veja o tamanho da tela e do aparelho
Aparelhos com telas menores dão menos trabalho para carregar, porém os modelos com telas maiores permitem visualizar melhor pequenos detalhes em imagens. Nos MacBooks, os tamanhos geralmente são limitados a 13 polegadas ou 15 polegadas. Já entre os demais tipos de notebooks, existem opções de 11 polegadas a 17 polegadas.
Quanto às dimensões do próprio aparelho, os MacBooks recentes merecem sua atenção pela fineza e leveza que apresentam. Já os outros laptops costumam ser mais volumosos, principalmente os com telas grandes que pesam e não cabem em qualquer bolsa. Mas claro, há exceções, como Dell XPS 13, Dell XPS 15, ASUS ZenBook e HP Spectre.
Verifique se o aparelho consegue fazer conexões com outros dispositivos
Tanto nos MacBooks quanto nos demais notebooks, você pode conectar periféricos, como celular, impressora, mouse e teclado por uma entrada USB. Também há a opção de ligar o computador a um monitor externo pela porta Thunderbolt. Sem contar que ainda dá para realizar conexões sem fio por Wi-Fi e Bluetooth.
Além disso, não faltam modelos um leitor de cartão SD para transferir fotos e outros arquivos de câmeras digitais. No entanto, fique atento à quantidade de portas e a posição em que elas se localizam. Se o notebook não tiver o tipo ou o número de entradas que você precisa, provavelmente será necessário comprar um adaptador ou um Hub.
Escolha a melhor opção para você investir em um novo!
Agora pense na maneira que usará seu computador e como um MacBook ou outra forma notebook será melhor para você. Lembre-se que as versões mais recentes dos aparelhos da Apple têm bateria de longa duração, materiais muito resistentes e alto desempenho. Contudo, exigem um investimento maior e são restritos aos dispositivos da fabricante.
Quanto aos laptops comuns, a variedade é enorme e há alternativas para diferentes tipos de necessidades. Entre os produtos de padrão elevado estão modelos que possuem recursos semelhantes aos do MacBook. Sendo assim, leve todos esses fatores em consideração e faça sua escolha.