Lacoste: das quadras de tênis para as passarelas da moda mais famosas.
As camisas Polo da Lacoste se tornaram um ícone de sofisticação e elegância.
E assim passaram a compor o visual de pessoas antenadas com as principais tendências da alta costura.
Mas você sabe como o Crocodilo se tornou o gigante que é hoje?
Entenda como um torneio de tênis mudou o mundo da moda.
Índice de conteúdo
Lacoste: origem da marca
O ano era de 1927, às vésperas da Copa Davis.
A França torcia por uma vitória pouco provável em cima dos donos da casa, que tinham em seu time o lendário tenista americano Bill Tilden.
Em um dos jogos mais importantes, o técnico da equipe fez uma aposta com um de seus principais atletas.
Prometendo uma bolsa de couro de Crocodilo caso ele vencesse a partida.
O nome do jogador era Jean René Lacoste, que, depois disso, passou a ser mais conhecido por “Le Crocodile”.
O Sr. Lacoste liderou a equipe da França nos principais torneios de tênis nos seis anos seguintes.
Sendo campeão de Roland Garros, Wimbledon e Forrest Hills.
O jogador abraçou a nova denominação e passou a ostentar um pequeno crocodilo bordado por seu amigo Robert George nas camisas que usava nas quadras.
Tornando-se assim garoto propaganda da marca antes mesmo dela existir.
Sempre elegante, Lacoste chegava às partidas com um blazer azul-marinho, também adornado pelo réptil.
Existe Lacoste Original no Peru?
Confira no vídeo:
Camisas Lacote: primeiros modelos
Devido a uma tuberculose, Jean Lacoste precisou se ausentar das quadras e decidiu se aventurar em outra área.
Em 1933, o ex-tenista se juntou a André Gillier, dono de uma das mais importantes fábricas de roupas da época.
E fundou o La Chemise Lacoste com objetivo de produzir as camisas polo com o pequeno Crocodilo que havia popularizado durante sua carreira de atleta.
Além de modelos próprios para a prática de tênis, a marca também criou roupas para golfe e esportes marítimos.
Com esta tática, o Sr. Lacoste tornou-se pioneiro na exploração da marca como estampa.
Pois foi a primeira vez que uma grife colocou sua etiqueta do lado de fora.
Rapidamente, o crocodilo se tornou popular entre os jogadores de tênis, vendendo em torno de 300 mil camisas em 1939.
O sucesso da Lacoste se deveu à combinação de um material de qualidade com um garoto propaganda perfeito.
A Lacoste ganha o mundo e faz história
Em 1951, a empresa Lacoste começou a se expandir e passou a exportar suas peças.
Dessa vez, além dos tenistas, muitas celebridades se apaixonaram pelas camisas polos.
Entre elas, a atriz Audrey Hepburn e Jackie Kennedy, esposa de John F. Kennedy.
A década de 70 marcou a expansão do crocodilo, que passou a ornamentar diversas peças do vestuário feminino e masculino, calçados, acessórios e perfumes.
Também foi nessa época que a marca Lacoste chegou ao Brasil e abriu a primeira Boutique.
Com o passar dos anos, a popularidade da Lacoste entrou em declínio, principalmente na década de 90.
Mas tudo mudou em 2000, quando Christophe Lemaire se tornou diretor criativo da companhia.
O estilista francês modernizou a grife, mantendo a essência criada pelo Sr. Lacoste.
Foi a partir de 2002 que a grife criou novas coleções e passou a trabalhar com o tenista Andy Roddick, e os jogadores de golf Lorena Ochoa e Jose-Maria Olazabal.
Retomando seu crescimento e ao lugar de destaque entre as principais marcas.
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