Como Funciona a Alfândega Brasileira

Ao falar em compras internacionais, não tem como fugir dela. A alfândega brasileira (ou somente aduana) é o local para o qual vão todos os pacotes que chegam ao Brasil para fiscalização.

Esse processo é um dos responsáveis pela tradicional demora na entrega dessas mercadorias.

Mas você sabe exatamente do que se trata essa instituição?

A alfândega brasileira é uma repartição governamental, na qual todos os departamentos oficiais responsáveis pela importação e exportação de mercadorias atuam.

Ela está localizada em zonas fronteiriças do Brasil, geralmente portos ou aeroportos em que há a entrada e saída de produtos do país.

Como Funciona a Alfândega e a Aduana Brasileira

Trajeto da mercadoria pela Alfândega Brasileira

Quando a mercadoria chega ao país, é encaminhada imediatamente para a alfândega mais próxima.

O primeiro procedimento pelo qual passa é a classificação de acordo com o tipo de produto: industrializado ou não, roupas, calçados, eletrônicos, etc.

O pacote também é registrado e eventualmente taxado.

Essa análise é realizada pela alfândega brasileira para verificar se todas as informações declaradas pelo comprador são verídicas.

Para isso, as caixas passam pelo processo de escaneamento e quando é identificada alguma incoerência.

Os fiscais da alfândega podem abrir o pacote para se certificarem se os dados conferem realmente ou não.

Os agentes da receita pesquisam o preço de todos os tipos de mercadoria.

Por isso, se o valor declarado for diferente daquele pelo qual ele é praticado no comércio, o comprador ficará sujeito à cobrança de multa.

A segunda etapa na alfândega brasileira, como dissemos, é a classificação do produto.

De acordo com a sua categoria, ele é encaminhado a um órgão fiscalizador determinado para liberar a sua entrada no país.

É porque algumas substâncias e produtos são proibidos de ultrapassar a fronteira.

Por exemplo, se for alguma mercadoria de origem animal, será verificada pelo Ministério da Agricultura.

Já se for algum medicamento, deve passar pelo controle da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Por fim, todos os pacotes são encaminhados para o setor da Receita Federal. No qual os fiscais verificam se os impostos foram devidamente cobrados.

Estão isentos dessas taxas medicamentos, livros e periódicos e aquela situação em que é enviado o produto de uma pessoa física do exterior para uma pessoa física daqui.

Caso o produto seja taxado, é enviado para uma agência dos Correios próxima à localização do comprador.

Nesse caso, ele recebe uma notificação pra retirar o pacote mediante o pagamento do valor dos impostos em dinheiro.

Você pode otimizar esse procedimento

Todos os dias, chegam milhares de mercadorias, por isso, o procedimento de fiscalização é muito demorado.

Para suas mercadorias ficarem o menor tempo possível na alfândega brasileira. A dica é atentar-se ao informar o endereço de entrega.

Uma das principais causas de atrasos é a falta de CEP ou número da residência. Assim, fica difícil você ter logo a tão aguardada mercadoria em mãos!

Quer saber todas as técnicas para importar o produto que quiser?

Matricule-se no curso da Academia do Importador e aproveite para assinar a nossa newsletter e obter algumas dicas sobre esse procedimento.

46 Comentários


  1. Boa tarde
    Comprei um equipamento no Aliexpress, consta que já foi entregue, mas não recebi ainda . O vendedor me orientou que pode esta na alfandega . Você pode me orientar se tenho como localizar?

    Responder

    1. Ele pode ter te dado o rastreio errado. No código mostra a cidade que foi entregue. Confira certinho o endereço que colocou na hora da compra pra ver se você não errou lá.

      Responder

  2. Pedi um relógio no aliexpress, e tá desde do dia 9 /11 parado com a mensagem preparando para despacho ( codigo BR ) . Mas até hj não chegou

    Responder

  3. Olá comprei algumas coisa pelo Aliexpress essa semana e não vi aquele aviso que agora vai precisar do CPF no objeto pra entrar no país a partir do dia 01. Minha dúvida é, se o objeto chegar antes disso aqui no brasil, ele ainda corre o risco de ser devolvido ou retido?

    Responder

    1. Na hora de você fazer o pagamento você tem que colocar o Cpf. Na hora de Fazer o cadastro no Aliexpress também pede.
      EU Não vi ainda essa noticia que você está mencionando, mas se realmente for, é só depois do dia 1 mesmo. Compras enviadas depois deste dia.

      Responder

  4. Olá! Comprei um produto pelo Aliexpress e no IDcorreios aparece que está aguardando fiscalização desde o dia 23/10/19, no entanto, eles confirmaram presença do objeto somente no dia 14/11/19 e o objeto ainda continua aguardando fiscalização. É comum demorar tanto? Tem algo que se possa fazer para acelerar o procedimento?

    Responder

    1. Ola Leticia é normal sim, neste fim de ano aumenta muito as compras. De Setembro pra dezembro aumentam muito a entrada de compras e atrasa o processo.

      Responder

  5. Bom dia, comprei um iPhone no ESTADOS UNIDOS dia 21 /11/19 saiu do pais é dia 25/11/19 a mercadoria foi entregue no brasil . na cidade de CURITIBA a cidade que eu moro mais deste do dia 25/11/19 até o dia de hoje não teve mais nem uma actualização, só fala que a mercadoria chegou no correios de CURITIBA. sabe me dizer o que está acontecendo ?

    Responder

    1. É que Curitiba é um centro de recebimento de compras no Exterior. Tem Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro…

      A sua compra está na Alfandega de Curitiba, só vai ter atualização quando a alfandega processar a sua compra.

      No fim de ano é comum isso, vide o tanto de compras que aumentam.

      Fica tranquilo que logo estará ai na sua casa.

      Responder

    2. Pode me ensinar como comprar no EUA, do tenho consigo comprar do Aliexpress.
      Desde já agradeço.

      Responder

  6. Bom dia Filipe, comprei um produto pela Aliexpress a quase 60 dias, ele está parado na alfandega desde o dia 14/11 com a mensagem “Retido pela alfândega” já entrei no site dos correios e não disponibilizou nada pra eu pagar, já fui na agência e eles dizem que não consta nada pra pagar ainda. Sabe me dizer se tem algo que possa fazer para liberar meu pacote ???

    Responder

    1. Retido? Isso é muito raro de acontecer.

      O que você está trazendo? Porque eles só fazem isso quando é um produto ilegal no Brasil.

      Já entrou no IDCORREIOS para ver? Se Não, entra lá, faz um cadastro com o seu CPF e provavelmente vá ter alguma informação lá.

      Responder

    2. Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo.. Só que as vezes aparece “retido na alfandega” e as vezes aparece “em processo de desembaraço aduaneiro”… Nao sei o que fazer..

      O produto é um celular para ficar de “step”, então foi relativamente barato

      Responder

  7. Enviei um hoverbody de Roma dia 30/10/2019 para Fortaleza e no rastreamento dos correios a última informação é do dia 4/11 que o objeto foi encaminhado. Quando enviei disseram que o prazo era de 25 dias úteis hoje está com 24 dias. Alguém sabe me dizer onde possa estar?

    Responder

    1. Enviou por qual tipo de frete?

      Se foi por DHL, FEDEX, UPS é assim mesmo. O Imposto você tem que pagar pra eles e eles repassam a receita federal.

      Nunca é aconselhável usar esses fretes por esse motivo, porque fora o imposto tradicional com esses tipos de fretes tem Icms e mais uma comissão deles.

      Sempre enviar via correio tradicional.

      Responder

  8. Um amigo meu mandou um caixa e em vez do Coreia me enfor quem está mi enforarao e o corrie dos Estados Unidos eles mandaram um número de uma conta em um certo banco e está em nome de uma mulher agora eu não sei se.eu depositar o dinheiro oi estou caindo em um golpe

    Responder

  9. Olá meu nome é Lucilene . Eu enviei umas roupas de bebê usadas e algumas eu comprei , para minha subrinha gostaria de saber o pq a receita está cobrando um valor muito alto para que ela retire a caixinha por sinal muito pequena.. pelo que sei vc paga qndo vc faz compras e ela não comprou eu doei a ela … Fico no aguardo o mais rápido possível . obrigada

    Responder

    1. Opa Lucilene tudo bem? Então, a receita cobra pelo que ta vindo, pelo valor que está vindo, independente se você ganhou ou comprou. Eles querem saber o valor que custou e se passou do limite de isenção eles cobram. Acredito eu que você tenha colocado valor 0 na declaração e isso fez com que eles cobrassem esse valor ato, porque eles acharam que você quis aplicar um golpe. Se você tivesse colocado um valor razoável teria passado sem problemas.

      Mas acontece, é um aprendizado.

      Responder

  10. comprei um produto na china e agora aparece a seguinte mensagem
    Partiu da alfândega do país de destino, sabem me infomar oque isso significa?

    Responder

      1. Olá Felipe, tudo bem? Interessante que ocorreu o mesmo comigo na informação do Status há 1 semana e agora uma outra informação apareceu: :”Chegada ao Aeroporto de Destino”, não entendi se antes apareceu a informação: “Partiu da Alfãndega do pais de destino”. Então, no caso o que significa a informação: “Chegada ao Aeroporto de Destino”?

        Responder

        1. Origem EUA, destino Brasil.

          Chegada ao aeroporto de destino significa que sua compra chegou ao Brasil. Partiu da Alfandega é que já foi fiscalizado e esta indo pra sua casa.

          Responder

          1. No caso Felipe, o que me intriga é que a informação “Partiu da Alfândega do pais de destino” é do dia 23/11/2019 e a informação “Chegada ao aeroporto de destino” é posterior, ou seja, do dia 01/12/2019.


          2. Bom dia ,
            depois dessa informaçao partiu da alfandega e normal demorarem para atualizarem os dados de envio ?
            e para pesquisar nos correios uso o mesmo numero do enviado da china ?


          3. Boa tarde ,
            entao ai eu uso o codigo de postagem que recebi diz nao encontrado tem algum modo para eu poder ver ,


      2. Estou tb com algumas encomendas que comprei da China (Wish) com esse mesmo status ” Partiu da alfândega do país de destino, Brasil,Brasil,BRA”.

        O que exatamente significa esse status? Os produtos ainda estão na alfândega ou na foram remetidos para a entrega dos correios??? Ainda posso ser taxada (taxa de despacho)?

        Como faço pra conversar o código de rastreamento e saber se terei que pagar a taxa de despacho?

        Responder

        1. Os produtos saíram da alfandega do Brasil para a sua casa.
          Sobre se pode ser taxado, se no rastreio não tem nada sobre “emitido Imposto de importação” então não.

          Responder

          1. No rastreio nao ha nenhuma menção sobre de Status “Emitido Imposto de Importação “, apenas “Partiu da alfândega do país de destino, Brasil,Brasil,BRA”.
            Deste modo, foram encaminhados para a entrega dos Correios, certo?

            E a respeito da taxa de despacho dos Correios, em que momento ela pode ser gerada??? Ainda poderei ser taxada neste caso???


          2. Sim Maria, foi encaminhado para sua casa, está correta.

            Essa Taxa só é gerada se tiver que pagar imposto. Se não tem imposto ela não é cobrada.
            Eu recebo direto caixas aqui e só tenho que pagar os 15 reais quando tem imposto na compra e quando não tem não preciso pagar nada, só assinar pra receber 😀


        2. Bom dia! Comprei uma sacola térmica de um site de produtos para aviação.. o valor da mesma com frete ficou 39,00 USD.
          Porém fui consultar hoje no site e aparece a informação:

          December 9, 2019, 7:20 pm
          Held in Customs
          RIO DE JANEIRO, BRAZIL
          Your item is being held in Customs at 7:20 pm on December 9, 2019 in RIO DE JANEIRO, BRAZIL.

          Responder

      3. Uma pessoa me enviou uma encomenda de Washington pela tciexpress e depois de 2 dias uma mulher me enviou mensagem dizendo se minha diplomata que meu pacote estava no aeroporto de guarulhos e eu teria que pagar mais de 4 mil para ser enviada a minha casa no rio.q é isso diplomata de pacotes e depois que eu disse que não iria pagar porq achei suspeito ela não me deu a forma de pagamento e disse q o pacote iria retornar isso tudo em 24 horas . estranho

        Responder

        1. Qual é o valor do produto/compra? Isso acontece mesmo, fretes de courier(esse que você enviou é um) além do imposto normal de 60% tem ainda o Icms e mais algumas coisas que fazem o valor subir muito.
          Não é recomendável enviar por fretes de courier e sim fretes do correio tradicional.

          Responder

  11. Olá, comprei um iphone no site você da apple já fazem 7 meses e nada, a resposta do site é que está na alfândega esperando liberação. É normal todo esse tempo de espera?

    Responder

    1. Raquel, dá uma olhada nesse site aqui, ele pertence aos correios, vc faz um login simples e consegue consultar a situação das suas importações. possivelmente seu produto esta preso na aduana e estão aguardando que vc envie documentos ou pague o imposto para liberação.

      Responder

  12. Boa tarde a todos, estou querendo comprar um tênis em uma site da Espanha,alguém sabe me dizer se o emposto para vir pro brasil e muito caro?

    Responder

    1. Bom dia!
      Crêio eu que com o imposto que vc vai pagar, daria Comprar
      Uma Rede de Lojs de Tenis Na Espanha att:

      Responder

    2. Olá, dependendo do tênis que deseja comprar, neste site você não paga imposto

      Responder

    3. Você comprou? Isso de imposto é mais ou menos ao azar mesmo, na prática. Agora, o que acontece é que encomendas maiores e ou pesadas tem muita mais chances do que Estado roubar com o nome de taxas e impostos. E se tiver logos famosos (tipo H&M, Nike, Amazon…) também tem mais chance de ter imposto. Já o imposto tem tipo uma tabelinha maldita. E pra piorar, desde o fim de agosto de 2018, o Correios ainda rouba todo mundo em 15 reais. Até porque se não der, eles devolvem a encomenda pro país de origem. Apesar que o Correios reconheceu meu pagamento e devolveu do mesmo jeito. Aparentemente.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *