Blog Academia do Importador > Artigos > Datas Comemorativas > Dia dos namorados: descubra como aproveitar gastando pouco

Dia dos namorados: descubra como aproveitar gastando pouco

Assim como em diversos eventos comemorativos, casais apaixonados também são homenageados com uma data especial: o dia dos namorados!

Embora não seja um feriado oficial, trata-se de um momento íntimo no qual namorados e pretendentes trocam presentes — e podem passar um tempo exclusivo ao lado da pessoa amada.

Enquanto a data é comemorada em 14 de fevereiro nos países europeus e os Estados Unidos, por aqui é tradicionalmente celebrada em 12 de junho desde os anos 40.

Mas, afinal, como surgiu o chamado “Valentine’s Day” no país do futebol? Para entender essa história, continue a leitura.

Neste post vamos explicar o contexto histórico do dia dos namorados e apresentaremos dicas incríveis sobre como passar um momento inesquecível ao lado da pessoa amada. Acompanhe!

Como surgiu o dia dos namorados no Brasil?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a data não é comemorada a tanto tempo assim por aqui. Na verdade, sua primeira ocorrência se deu em 1948 — enquanto em outros países a comemoração se dá desde o século V.

Uma curiosidade importante é que a ideia surgiu por intermédio do Deputado Federal e então publicitário João Agripino da Costa Doria Neto, pai do atual Governador de São Paulo, João Doria Jr.

A época, havia um problema muito comum: as vendas no mês de junho eram tradicionalmente ineficientes. Ou seja, as lojas tinham desempenho ruim por conta da baixa movimentação de consumidores.

Em contrapartida, o dia das mães era um período de superaquecimento dos mercados. Pensando nisso, o mês de junho foi escolhido para abrigar o dia dos namorados em caráter puramente comercial.

Já o dia 12 está associado ao dia de Santo Antônio, popular entre os católicos por sua fama de “Santo Casamenteiro”.

dia dos namorados

Qual a origem do Valentine’s Day?

Por se tratar de significados semelhantes, muita gente confunde as datas. Entretanto, é preciso deixar claro que se trata de momentos completamente diferentes.

Enquanto o dia dos namorados no Brasil foi instituído para estimular a troca de presentes, em outras regiões do mundo sua origem é bem mais antiga. De acordo com fatos históricos, estima-se que sua origem se deu em meados do século V em países da europa mediterrânica e ocidental.

Além disso, só ganhou força a partir do ano 1840 nos Estados Unidos. Historicamente, o Dia de São Valentim celebra as obras do Padre Valentim, conhecido por ter se tornado um mártir da Igreja Católica por lutar em favor do casamento.

Valentim de Roma

Contrariando as ordens do Imperador Romano Cláudio II, o religioso defendia o casamento como uma união sagrada, passando inclusive a realizar cerimônias em segredo.

Em função disso, foi condenado a pena de morte no dia 14 de fevereiro. Coincidentemente, a data corresponde a um período de festas em homenagem a fertilidade e ao primeiro dia de acasalamento dos pássaros.

A prática de trocar cartões, por exemplo, teve origem no relacionamento secreto entre Valentim e a filha de um de seus carcereiros. Antes de ser enviado à morte, escreveu uma carta de amor endereçada a sua paixão.

Tendo como base esse evento histórico, até os dias atuais é comum enviar cartões apaixonados durante o Valentine’s Day.

Como aproveitar o dia dos namorados gastando pouco?

Para quem está apaixonado, sem dúvidas o dia dos namorados é a data mais romântica do ano. Por conta disso, esse é um bom momento para aproveitar a ocasião especial e agradar o parceiro, não é mesmo?

Nesse sentido, é importante destacar que, embora a troca de presentes seja muito importante — mostraremos algumas dicas mais adiante —, fazer uma surpresa para comemorar a dois também é bastante válido.

Entretanto, os melhores lugares estão sempre lotados, não sendo possível sequer fazer uma reserva no restaurante favorito. Pensando nisso, reunimos algumas dicas que vão te fazer economizar tempo e evitar o estresse das longas filas. Confira!

Hotéis e pousadas

Você já deve ter se deparado com filas enormes na porta dos motéis. O que pouca gente sabe é que muitos hotéis preparam pacotes especiais para que seus clientes comemorem o dia dos namorados de um jeito diferente e igualmente especial.

Portanto, basta reservar uma suíte ao invés de passar horas tentando encontrar um motel legal para passar a noite. Afinal, esse tipo de mercado é pouco concorrido. Além disso, alguns estabelecimentos oferecem brindes especiais para o dia seguinte — e o preço é bastante acessível.

Jantar romântico em casa

Assim como os motéis, muitos restaurantes ficam lotados, chegando até mesmo a reservar todos os lugares disponíveis com antecedência. Assim, para fugir das filas, basta preparar um jantar especial em casa.

Além da comodidade, essa ideia vai proporcionar uma experiência marcante para os dois. Nesse caso, não precisa ser um expert na cozinha. Basta procurar receitas que agradem aos dois e que sejam fáceis de preparar.

Outra ideia que pode ser colocada em prática é a decoração do ambiente. Por isso, abuse de velas, flores, pétalas de rosas e não se esqueça de preparar uma playlist para servir de trilha sonora desse momento único.

Jantar romantico no dia dos namorados

Passeio de balão

Para os casais que adoram curtir uma aventura, é uma boa ideia planejar um voo panorâmico ou até mesmo um passeio de balão. Muitas cidades brasileiras contam com pontos turísticos e adequados para a prática desse esporte.

Imagine o quão incrível seria viver a experiência de observar o pôr do sol com uma vista privilegiada? Além de ser uma atividade incomum, será muito marcante para os dois ter esse momento juntos no dia dos namorados.

Séries românticas é perfeito

Aqueles que preferem o conforto de casa a adrenalina de um voo de paraquedas, maratonar as séries prediletas bem como assistir novamente um filme marcante é uma excelente pedida.

Além de ser um programa que exige pouco ou nenhum investimento, não deixa de ser uma atividade especial e memorável. Existem diferentes listas em exibição na Netflix que podem agradar aos dois.

Um bom exemplo disso são as séries românticas Lovesick e Easy. Com poucos episódios por temporada, é possível atravessar noite adentro maratonando.

Viu como não é difícil economizar bastante e mesmo assim garantir um dia completo de coisas incríveis? Boas surpresas são especialmente mais emocionantes quando o assunto é improvisar, sem deixar de lado a tarefa de tornar o dia dos namorados mais especial.

Qual o melhor presente para o dia dos namorados?

Agora que você já sabe o que fazer de especial para comemoração a dois, é hora de fechar o dia com chave de ouro, presenteando a pessoa amada. Para isso, é preciso escolher um mimo à altura. Afinal, seu amado merece. Não é mesmo?

Por outro lado, sabemos que em meio a infinitas possibilidades, eleger um só presente pode ser uma tarefa extremamente difícil. Pensando nisso, separamos algumas dicas que poderão ajudá-lo nessa missão.

Em via de regra, o primeiro passo é identificar o estilo e personalidade da pessoa amada. Isso porque, sendo algo que ele precise ou goste, deve ser algo agradável. Ademais, basta definir qual o orçamento disponível.

Limitar o quanto gastar na busca por um presente adequado é importante, mas não pode se tornar um fator de superendividamento. Entretanto, não se preocupe se a grana estiver curta. No final deste artigo mostraremos formas de economizar no dia dos namorados. Ok?

Roupas e sapatos

Para não fugir do padrão, uma dica importante é apostar em roupas e sapatos. Afinal, sendo homem ou mulher, quem é que não gosta (ou precisa) de algumas peças extras no armário?

Além disso, essa é uma alternativa especial para quem conhece bem as preferências do parceiro. Pensando na infinita combinação de presentes que podem agradá-lo, é preciso avaliar com cuidado cada loja, a fim de não errar na escolha.

Tenha atenção para o estilo desejado, tipo de tecido, cores e demais características. Afinal, é importante levar algo que combine de fato com a pessoa amada. Nesse sentido, vale destacar que apostar em um novo estilo, pode não muito arriscado.

Ainda, quem quer economizar na compra do presente para o dia dos namorados pode utilizar a internet para encontrar opções mais em conta.

Roupas e Sapatos

Perfumes

Embora se trate de uma categoria de difícil escolha, não deixa de ser um excelente presente para o dia dos namorados. Afinal, todo mundo gosta de se vestir bem, mas também estar sempre perfumado. Por outro lado, é recomendável saber exatamente a fragrância que o seu amor mais gosta.

Com tantas opções no mercado, não seria tão difícil errar na escolha. Nesse caso, a internet pode ser uma aliada para encontrar o tipo de perfume mais usado por homens, por exemplo.

Além disso, você pode tentar identificar as preferências observando o atual perfume. Veja se é cítrico, amadeirado, herbais ou mais doce. A fixação também é um fator que deve ser levado em consideração.

Aparelhos eletrônicos

Com o avanço da tecnologia no mundo moderno, é difícil imaginar a vida sem as facilidades oferecidas pelos aparelhos eletrônicos. A todo momento surgem atualizações importantes, e muitos dispositivos acabam se tornando obsoletos.

Por isso, um presente desse tipo enche os olhos de quem o recebe. Por outro lado, não precisa necessariamente se tratar de um alto investimento. Para quem quer adotar esse segmento, mas fugir dos tradicionais tablets e smartphones, uma boa saída são os acessórios.

Isso porque carregadores, fones de ouvido, cartões de memória, suporte para mesas ou até mesmo tripés são excelentes presentes.

Livros

Não importa se você está em um relacionamento sério ou casado. Livros são sempre boas opções de presente, especialmente para leitores apaixonados. Para não errar na escolha, entretanto, é muito importante entender os gostos do seu par.

Imagine, por exemplo, que ele seja empreendedor ou aficcionado por jogos. Você poderia escolher best sellers sobre o universo corporativo ou livros que contem a história do seu jogo de videogame preferido.

Acessórios para games

Para casais gamers, uma excelente ideia é investir em jogos e acessórios. Nesse caso, basta seguir a intuição, sem medo de errar. Uma boa ideia é buscar por novidades do setor de jogos eletrônicos.

Leia mais: Dicas de presentes do dia dos namorados

Como economizar em seu presente do dia dos namorados?

O Brasil é, tradicionalmente, o país com uma das maiores cargas tributárias do mundo. Além disso, o processo burocrático que envolve a criação de negócios torna o comércio de produtos com preços elevados.

Outro aspecto importante está diretamente relacionado a Taxa Básica de Juros: a Selic. Sua variação tem impacto direto na economia brasileira, além de afetar significativamente os preços praticados em diferentes mercados.

Portanto, diferente do que muitas pessoas imaginam, a Selic não é um índice importante apenas quando se trata de investimentos. Isso porque, por meio dela, se controla a inflação que, por sua vez, interfere nos preços de produtos e serviços básicos.

Nesse sentido, não é mais segredo para ninguém que a chave para economizar de verdade na hora de adquirir algum bem de consumo é buscar países cujo impostos são estabelecidos de maneira mais justa para todos.

Comprando fora do país

Como explicamos anteriormente, para pagar um preço justo por uma roupa de boa qualidade ou até mesmo em produtos eletrônicos, por exemplo, é fundamental buscar mercados alternativos, isto é, fora do Brasil.

Você pode seguir por dois caminhos seguros e econômicos: comprando nos Estados Unidos ou no vizinho sul americano, o Paraguai. Quer entender melhor sobre como funciona esse processo? Confira, a seguir.

Comprando fora do País

Presente do dia dos namorados no Estados Unidos

Além da diferença assustadora de preços — por conta do regime de tributação exercido por aqui —, é possível encontrar diversos produtos que não estão disponíveis nas lojas brasileiras.

E antes que você se questione sobre a alta no dólar, já deixamos claro que os valores atuais ainda podem se tornar mais baratos na Terra do Tio Sam no final das contas. Portanto, mesmo com a variação do dólar o mercado americano ainda pode ser um bom negócio.

Ainda, vale lembrar que até o limite de US$ 50, não haverá incidência de impostos sobre os produtos adquiridos (entre pessoas físicas). Portanto, existe sim uma boa chance de economizar absurdamente no seu próximo presente.

VÍDEO: Como pagar menos comprando nos EUA

Presente do dia dos namorados no Paraguai

Quando o assunto é compras no Paraguai, é muito comum que os consumidores brasileiros se tornem reticentes. Isso porque, dúvidas sobre a qualidade dos produtos e idoneidade das empresas paraguaias são marcas presentes na sociedade.

Entretanto, esse tipo de levantamento é colocado em prática por pessoas que não conhecem o mercado do país vizinho e tem uma falsa ideia do que acontece na prática.

Em linhas gerais, a razão pela qual se paga menos é também por conta de alta carga tributária cobrada por aqui. Outro fator importante para se tornar um mercado vantajoso é a menor margem de lucro das lojas paraguaias.

Por fim, a região é famosa por oferecer excelentes condições de pagamento. As promoções realizadas são um atrativo interessante e, para quem souber aproveitá-las, poderá oferecer o presente certo e sem gastar muito.

Conclusão

Como você pode ver, o dia dos namorados é uma data extremamente importante na vida de milhões de casais ao redor do mundo.

Existem diversas atividades que podem ser realizadas na companhia da pessoa amada. E o melhor: gastando bem pouco ou quase nada.

Além disso, faz parte da nossa cultura trocar presentes em datas especiais. Assim, não nesse caso não poderia ser diferente. Não é mesmo? Por outro lado, pagar mais barato é uma necessidade, afinal, nossa moeda infelizmente não tem um poder de compra tão grande.

Foi pensando nisso, que desenvolvi algumas técnicas e estratégias simples que o farão pagar mais barato em qualquer produto. Quer saber como funciona?

Então, confira algumas dicas sobre como pagar até 3 vezes menos em roupas de marca no dia dos namorados — ou não.

 

Fique e leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                      

Você quer surpreender ao presentear?

Siga este passo a passo e pague o menor preço no melhor presente.