fbpx
Academia do Importador > Artigos > Dicas > Retirada de Produtos Importados nos Correios – Quais os Procedimentos?

Retirada de Produtos Importados nos Correios – Quais os Procedimentos?

Retirada de Produtos Importados nos Correios:

Depois de comprar a mercadoria desejada, fazer a declaração de importação, pagar tudo e esperar pelo transporte, o processo de importação ainda não terminou.

Se for necessário pagamento de impostos, como taxa de importação e ICMS.

A encomenda será endereçada a uma agência dos Correios onde você deverá realizar o procedimento para retirada de produtos importados nos Correios.

Todos os produtos que chegam ao Brasil precisam passar primeiro pela Receita Federal.

Onde os pacotes são submetidos à vistoria e análise por parte dos agentes aduaneiros.

Procedimentos para Retirada de Produto Importado nos Correios

Rastreamento como funciona

Na hora da escolha do tipo de frete, é possível optar por uma modalidade que tenha rastreio.

Sendo assim, você consegue acompanhar sua encomenda por todo o trajeto.

Para isso, basta acessar o site dos Correios e entrar com o código de rastreamento. Que começa a valer assim que a encomenda é postada.

Em compras realizadas em e-commerces, o algoritmo será liberado quando finalizar o pedido.

Para identificar o código. Você deverá procurar uma sequência composta por duas letras, seguidas de nove números e mais duas letras.

Retirada de Produtos Importados nos Correios

Se o seu pacote for taxado ao passar pela Alfândega, você receberá um comunicado em seu endereço informando o valor que deverá pagar e a agência dos Correios onde deverá retirar o produto importado.

Assim, você precisa se dirigir ao local e efetuar o pagamento em dinheiro.

Além dos impostos da Receita Federal, será também cobrado 12 reais de tarifa postal, uma alíquota dos Correios que incide sobre encomendas importadas que não ultrapassem 500 dólares.

Revisão Tributária Para Retirada de Produtos Importados nos Correios

Caso não concorde com a taxação da Receita Federal sobre o seu produto, é possível iniciar o procedimento de contestação do valor na própria agência dos Correios.

A primeira coisa a se fazer é não pagar o que é pedido. E solicitar o formulário do Pedido de Revisão de Tributos.

Ao preencher o documento, você deve informar o porquê de não concorda com o valor cobrado.

Para assegurar que tenha o seu pedido de revisão aceito, é importante anexar documentos que comprovem suas alegações.

Como Invoice, comprovante de pagamento, cópia da fatura do cartão de crédito e anúncio da mercadoria no site no dia em que efetuou a compra.

O pacote seguirá de volta para a Receita Federal, onde passará por uma reavaliação

Quando concluído o processo, você receberá um novo comunicado. E deverá voltar a mesma agência dos Correios para retirar o produto importado.

Interceptação em relação a devolução à origem

Caso haja algum problema, como a não realização do desembaraço aduaneiro por meio do importador. Ou impossibilidade de encontrar o endereço ou mesmo solicitação do vendedor.

O produto retornará para o destinatário.

Entretanto. É possível abrir um pedido. Para que haja uma tentativa de interceptação do pacote antes dele ser reenviado ao país de origem.

Academia do Importador

Com essas informações, você não terá mais dúvidas sobre os procedimentos para retirada de produtos importados nos Correios.

Para conhecer mais sobre importação e conhecer os melhores fornecedores, economizando em até 50% mais na aquisição de vários tipos de produtos em lojas internacionais.

Faça o curso Academia do Importador.

E aqui acaba o artigo: Retirada de Produtos Importados nos Correios

40 comentários em “Retirada de Produtos Importados nos Correios – Quais os Procedimentos?”

  1. Patricia disse:

    Boa tarde! fiz uma compra pelo aliexpress em quarto lojas diferente, uma chegou normalmente, ja as outras quando vou rastrear aparece que foi entregue sendo que não recebi nem uma informação do indereço aonde foi entregue, porque na cidade que moro tem que buscar as coisas no correio eles não fazem entrega nas casas, no Correio não está pois já fui ver, estou sem saber oque faZer.

    1. Vá na ordem deste pedido e abra disputa.

  2. Pedro Arthur disse:

    Boa noite…
    Fiz uma compra de um dvd automotivo pela wish a entrega era em janeiro de 2019, já estamos em fevereiro de 2020 e nunca nem vi a cor… Já entrei no app da wish, porém eles dizem que passou do prazo de reembolso e não falam nada a mais… Eu só queria sabe onde meu pedido está. Eu já entrei e peguei o código de rastreamento, mas ele não vem pelos correios… Oq devo fazer!?

  3. Mirian mota soares disse:

    Boa. Noite comprei um produlto dia 15/ 01/ 2020 ainda não recebi. Entrei em contato com s net shoes e me Falaram q foi entregue na centro de destribuiçao dos correios e me deram esse cod: PM1111101057BR. Mais nao consegui localizar ve se podem me ajudar. Pfvr !!

    1. Como eu demorei pra responder aqui(tive uns compromissos) seu pedido já deve ter sido entregue, certo?

  4. Helen disse:

    meu nome é Helen. Enviei coisas usadas da Alemanha para o Brasil, mas escrevi como presente na embalagem. pensando que o entregarão no endereço de destino, mas não, está na receita federal. o problema é que o recebedor não está por perto, o procurador do recebedor pode recebê-lo na sua ausência?

    1. A encomenda vai pro endereço de entrega. Está na alfandega avaliando se vai ou não ser taxado. Se for taxado, você vai entrar no idcorreios, pagar e depois vai ser enviado normalmente para o endereço de destino.

  5. Monique disse:

    Gente alguém me ajudar comprei umas coisas na wihs mas não botei lote e quadra no rastreamento tá mostrando que está no Brasil em Duque de Caxias só isso queria saber como posso saber em que lugar está por que não amostra que tá no correio
    Somente um relógio que chegou e o correio disse que minhas mercadorias estava sem lote e quadra

    1. Ligue para o correio e informe o código de rastreio ou o seu nome e veja se está lá. Se não conseguir falar com eles a encomenda vai voltar pra China. Se voltar, abra uma disputa.

  6. Jessica Marion Oliveira Santana disse:

    Olá comprei dia 29/11/2019
    A previsão era pra chega 13/01/2020, não chegou e foi prorrogado 2x já estando na ” Chegada à alfândega do país de destino”.ate hoje não chegou pedi o reembolso e já caiu na conta.Me disseram q se chegar o notebook poderia ficar com ele de presente pelo transtorno. O QUE ACHA? ELE VAI CHEGAR AINDA? ME INDICA OUTRO LUGAR PRA EU COMPRAR UM NOTEBOOK BARATO E Q NÃO DEMORE TANTO?

    1. Vai chegar sim e você vai ter ele de graça então. Conhece o meu curso? https://academiadoimportador.com.br/sua-oportunidade/

  7. Adrian Joaquim Barboza da Silva disse:

    Olá. Me chamo Adrian Joaquim. Após um 1 ano e 1\2, fiz uma compra no Aliexpress. E notei que ambos o produtos estão nos Correios esperando que eu vá retirar. Quando eu fazia compras (não muito frequentes) eles simplesmente enviavam aqui para minha casa. E agora tenho de ir buscar. Já ouvi falar que agora há uma de taxa de R$15.00 para ser paga. Há também um pedido deles, para que eu leve um documento com o Número do pedido e outro comprovando que tal item me pertence. Mas não explicam qual documento é requerido para comprovar, gostaria de saber o que posso levar para poder comprovar isso e poder retirar.
    Ass. Adrian. J. B. da Silva.

    1. O documento pode ser qualquer um que tenha foto. A taxa de 15 reais só estão cobrando se a encomenda foi taxada mas pode ser que seja sim, pode ser que estão implementando isso, depois vem aqui me dizer ok. Muito estranho, é o primeiro que eu vejo falar disso, por isso quero saber sei feedback depois.

  8. wilson disse:

    Bom dia!
    Me chamo Wilson comprei alguns produtos do site wish porém por falta de informação do próprio site e nenhum comunicado dos correios não consegui pegar os produtos o que você pode me ajudar ou orientar pra resolver, pois só o que esta escrito lá que partiu da alfândega do país de destino.( BRA)

    1. Partiu da alfandega significa que está indo para você.

  9. Marcos Junior disse:

    Olá, importei da china (LB102834274SG) em novembro e desde 07/01 minha compra está na alfandega. Primeiro constava como aguardando fiscalização e dois dias atrás como documento vinculado. Pegunto, após esse processo, quais mais vai passar e quanto tempo levará até sair da alfandega.

    1. Não da pra saber, as vezes demora mais e as vezes menos, mas não dá pra saber.

  10. LUAN DE SANTANA SANTOS disse:

    Boa noite , fiz uma compra pelo site da banggood, estava acompanhando a chegada ao Brasil , só que no site da empresa só constava que tava na alfandega e nada mais , entrei em contato pedindo o código de rastreio do correios só dava da transportadora depois de passado 1 mês , consegui o código , mas só que a receita já liberou para retorna ao pais de origem por falta de pagamento das taxa , só que em nenhum momento recebi informação sobra a taxa, o que posso fazer ? como eu posso intercepta?

    1. Agora não pode mais fazer nada, só esperar chegar na China e falar pro vendedor enviar novamente.

  11. Rúbia de Souza disse:

    Olá, fiz uma compra pelo site das lojas Americanas, porém não imaginava que a mercadoria viria da China, depois de tanto esperar recebi um e-mail que mandou acessar o site dos correios e ir a minhas importações para preencher o número de documento, até ai consegui fazer, mas quando abre as minhas importações fica uma página em branco, ou aparece uma linha em linha em azul, com o número do envio, situação, data…mas não tem acesso a nada, como posso solucionar isso? Tem algum número de telefone que possa me ajudar, qual procedimento?

    1. Quando é assim eu oriento o seguinte. Se der o tempo que eles falaram que chegaria e não chegou, você pede o reembolso.

      Infelizmente isso é normal, o sistema do correios vive dando erro.

  12. Vinícius disse:

    Boa noite, teria outro site além dos idcorreios para pagamento da taxa alfandegária?

  13. Thayana Ramos disse:

    Boa noite! fiz uma compra pelo aliexpress e quando vou rastrear no correio aparece que está na suécia e mais nada e aparece essa mensagem no topo do rastreio “Informar nº do documento para a fiscalização e entrega do seu objeto. Clique aquiMinhas Importações”. pode me informar o que devo fazer?

    1. As vezes acontece mesmo, de ir pra um lugar nada haver e depois vir pra cá. Mas fica de olho, se começar a demorar, abra uma disputa.

  14. Evelyn disse:

    Oi, boa tarde. É a primeira vez que compro internacional e tenho uma dúvida, quando for pra mim retirar a entrega nos correios por causa de taxa da alfândega, vai ser nos correios na minha cidade ou pode ser em qualquer cidade?

    1. Agora mudou, você faz o pagamento online mesmo pelo IDCORREIOS. E eles entregam na sua casa sem você precisar ir no correios.

    2. Mirian disse:

      Comprei de uma empresa chamada gata Power e só depois da compra descobri que eram importados,o código de rastreio que me mandaram não conrespode com o código que o correio pede ,usei um aplicativo pra rastrear e o aplicativo diz que minha entrega não pode ser feita, primeira vez que compro importados to me sentindo lesada não sei nem como proceder

      1. Tente entrar em contato com o site e pedir o dinheiro de volta. Se não ajudarem, vá ao Procon que eles te ajudam.

  15. Alessandra disse:

    Como faço a interceptação?

    1. Oi Alessandra, pode fazer a pergunta novamente? Ficou bem confuso, pode ser mais clara? Colocar mais detalhes na pergunta, aí eu consigo te ajudar melhor 😉 um abraço.

  16. Luana Lima Freitas disse:

    Boa noite! eu me chamo Luana. Eu usei o serviço de compra assistida da empresa Shipito e consegui adquirir os produtos: um cinto e um óleo de argan. No entanto essas mercadorias estão em São Paulo e a seguinte informação aparece “informação de valor requerida”. Você sabe onde eu faço essa declaração. Eu já contactei o suporte mas não sei se eles não entenderam que eu não sei fazer ou também não sabem, não me dão solução, só disseram que eu preciso do comprovante de pagamento, mas não veio nada nos anexos de emails que eles me mandaram. Não chegou nenhuma cartinha com tributação pra mim também. Se poderem me ajudar eu agradeço muito mesmo.

    1. Filipe Barcellos disse:

      Mandou por FEDEX ou DHL?

      1. Luana Lima Freitas disse:

        Eu utilizei a opção: Shipito Preferred Carrier

        1. Filipe Barcellos disse:

          Este é um frete que eu falo no curso que é PROIBIDO… Justamente por isso…. Você terá que mandar pra eles todas informações da compra. Print da compra e da fatura do cartão. E cobrarão ICMS e mais uma taxinha.

          1. Luana Lima Freitas disse:

            Moço eu terei que mandar para onde essas informações (Print da compra e da fatura)?

          2. Filipe Barcellos disse:

            INFORMAÇÃO DO VALOR REQUERIDO é isso.

          3. Luana Lima Freitas disse:

            Boa tarde Felipe! Muito obrigada pelas suas dicas. O pacote chegou muito embora ele tenha sido entregue na casa de meus vizinhos. Mas viram que era meu nome e me entregaram depois, Kkkk.

          4. Filipe Barcellos disse:

            Que bom… Fico feliz de ler isso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *