Retirada de Produtos Importados nos Correios: Quais os Procedimentos?

Retirada de Produtos Importados nos Correios:

Depois de comprar a mercadoria desejada, fazer a declaração de importação, pagar tudo e esperar pelo transporte, o processo de importação ainda não terminou.

Se for necessário pagamento de impostos, como taxa de importação e ICMS.

A encomenda será endereçada a uma agência dos Correios onde você deverá realizar o procedimento para retirada de produtos importados nos Correios.

Todos os produtos que chegam ao Brasil precisam passar primeiro pela Receita Federal.

Onde os pacotes são submetidos à vistoria e análise por parte dos agentes aduaneiros.

Procedimentos para Retirada de Produto Importado nos Correios

Rastreamento como funciona

Na hora da escolha do tipo de frete, é possível optar por uma modalidade que tenha rastreio.

Sendo assim, você consegue acompanhar sua encomenda por todo o trajeto.

Para isso, basta acessar o site dos Correios e entrar com o código de rastreamento, que começa a valer assim que a encomenda é postada.

Em compras realizadas em e-commerces, o algoritmo será liberado quando finalizar o pedido.

Para identificar o código, você deverá procurar uma sequência composta por duas letras, seguidas de nove números e mais duas letras.

Retirada de Produtos Importados nos Correios

Se o seu pacote for taxado ao passar pela Alfândega, você receberá um comunicado em seu endereço informando o valor que deverá pagar e a agência dos Correios onde deverá retirar o produto importado.

Assim, você precisa se dirigir ao local e efetuar o pagamento em dinheiro.

Além dos impostos da Receita Federal, será também cobrado 12 reais de tarifa postal, uma alíquota dos Correios que incide sobre encomendas importadas que não ultrapassem 500 dólares.

Revisão Tributária Para Retirada de Produtos Importados nos Correios –

Caso não concorde com a taxação da Receita Federal sobre o seu produto, é possível iniciar o procedimento de contestação do valor na própria agência dos Correios.

A primeira coisa a se fazer é não pagar o que é pedido e solicitar o formulário do Pedido de Revisão de Tributos.

Ao preencher o documento, você deve informar o porquê de não concorda com o valor cobrado.

Para assegurar que tenha o seu pedido de revisão aceito, é importante anexar documentos que comprovem suas alegações.

Como Invoice, comprovante de pagamento, cópia da fatura do cartão de crédito e anúncio da mercadoria no site no dia em que efetuou a compra.

O pacote seguirá de volta para a Receita Federal, onde passará por uma reavaliação

Quando concluído o processo, você receberá um novo comunicado e deverá voltar a mesma agência dos Correios para retirar o produto importado.

Interceptação em relação a devolução à origem

Caso haja algum problema, como a não realização do desembaraço aduaneiro por meio do importador, impossibilidade de encontrar o endereço ou mesmo solicitação do vendedor.

O produto retornará para o destinatário.

Entretanto, é possível abrir um pedido para que haja uma tentativa de interceptação do pacote antes dele ser reenviado ao país de origem.

Academia do Importador

Com essas informações, você não terá mais dúvidas sobre os procedimentos para retirada de produtos importados nos Correios.

Para conhecer mais sobre importação e conhecer os melhores fornecedores, economizando em até 50% mais na aquisição de vários tipos de produtos em lojas internacionais.

Faça o curso Academia do Importador.

E aqui acaba o artigo: Retirada de Produtos Importados nos Correios

8 Comentários


  1. Boa noite! eu me chamo Luana. Eu usei o serviço de compra assistida da empresa Shipito e consegui adquirir os produtos: um cinto e um óleo de argan. No entanto essas mercadorias estão em São Paulo e a seguinte informação aparece “informação de valor requerida”. Você sabe onde eu faço essa declaração. Eu já contactei o suporte mas não sei se eles não entenderam que eu não sei fazer ou também não sabem, não me dão solução, só disseram que eu preciso do comprovante de pagamento, mas não veio nada nos anexos de emails que eles me mandaram. Não chegou nenhuma cartinha com tributação pra mim também. Se poderem me ajudar eu agradeço muito mesmo.

    Responder

        1. Este é um frete que eu falo no curso que é PROIBIDO… Justamente por isso…. Você terá que mandar pra eles todas informações da compra. Print da compra e da fatura do cartão. E cobrarão ICMS e mais uma taxinha.

          Responder

          1. Moço eu terei que mandar para onde essas informações (Print da compra e da fatura)?


          2. INFORMAÇÃO DO VALOR REQUERIDO é isso.


          3. Boa tarde Felipe! Muito obrigada pelas suas dicas. O pacote chegou muito embora ele tenha sido entregue na casa de meus vizinhos. Mas viram que era meu nome e me entregaram depois, Kkkk.


          4. Que bom… Fico feliz de ler isso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *