Minhas importações – O que é e como funciona esse serviço dos Correios brasileiro

Em qualquer compra feita no exterior, seja uma importação dos Eua ou uma Importação da China, as encomendas passam pela fiscalização aduaneira e também podem sofrer taxação. Para simplificar o processo de pagamento dos tributos aduaneiros, os Correios do Brasil oferecem o serviço “Minhas Importações”, que visa tornar as importações mais rápidas e descomplicadas.

Anteriormente, era chamado de ID Correios, mas os Correios mudaram o nome da ferramenta para “Minhas Importações”.

O que é o “Minhas Importações”?

É um portal disponibilizado para todas as pessoas que possuem encomendas fora do Brasil. Ele permite ao importador consultar a situação da sua encomenda, realizar o pagamento dos serviços e impostos e também solicitar a revisão dos tributos.

Foi criado para simplificar o processo de importação de produtos. Toda compra internacional está sujeita à fiscalização aduaneira, resultando em muitos casos na aplicação de impostos e taxas alfandegárias. O serviço foi desenvolvido para centralizar esse processo e oferecer aos compradores uma maneira mais fácil e rápida de declarar conteúdos e pagar os tributos.

Quem pode usar esse serviço?

Pessoas físicas e também jurídicas que desejam importar mercadorias, podem utilizar o serviço.
Porém, é necessário realizar um cadastro no site dos Correios.

Vamos conferir como realizar o cadastro de forma bem fácil abaixo.

Como cadastrar e usar o Minhas Importações?

Para utilizar o “Minhas Importações”, é necessário realizar um cadastro no site oficial dos Correios > Minhas Importações > Cadastrar.


O cadastro é gratuito e precisa preencher algumas informações básicas para realizar, como:

  • Nome completo
  • CPF ou CNPJ
  • Número de telefone
  • Endereço de e-mail
  • Uma senha

Com o cadastro completo, você já pode acessar com seu usuário e também a senha que escolheu na hora da criação da conta. Dentro da plataforma, é possível fazer a consulta da situação da encomenda, pelo código de rastreio da mesma e também ser notificado sobre a chegada da encomenda no Brasil.

Através do “minhas importações”, o importador consegue também pagar o imposto de importação aplicado na sua compra.

O Imposto de importação é 60% do valor total da sua compra.

Porém, conforme o novo governo anunciou, com o programa Remessa Conforme, as coisas mudaram.
Agora, mesmo que sua compra não seja taxada, será cobrado 17% de ICMS em qualquer encomenda internacional, infelizmente.
Agora, todas as compras abaixo de 50 dólares são isentas do imposto, mesmo as enviadas de pessoa jurídica para pessoa física.

Com esse serviço dos Correios, o comprador pode antecipar o pagamento dos impostos e taxas previamente, reduzindo o tempo de espera pela mercadoria.

Aliás temos um artigo totalmente complementar sobre o pagamento dos impostos que é O que acontece se não pagar a taxa de importação? Perde ou não perde a mercadoria? Confira agora!

Benefícios do serviço

Além da agilidade na liberação das encomendas, o serviço “Minhas Importações” contam também com outros benefícios e comodidades aos compradores.

Entre eles, podemos falar da transparência nas informações, uma vez que o usuário pode acompanhar todo o processo de importação e saber exatamente quais são os valores a serem pagos.

Além disso, o pagamento dos tributos pode ser realizado de forma segura, online mesmo, evitando a necessidade de levar dinheiro para retirar a encomenda.

Esses pontos tornam o serviço uma opção confiável e acessível para quem realiza compras internacionais.

Atualmente, as compras internacionais vem ganhando espaço na vida das pessoas e o “Minhas Importações” dos Correios surgiu como uma ferramenta bem útil, permitindo que os compradores declarem e paguem antecipadamente os tributos aduaneiros.

Conheça aqui outros sites para você fazer um rastreamento internacional seguro.

Como pagar o imposto de importação pelo Minhas Importações

Vamos ver passo a passo como realizar o pagamento do imposto de importação através do serviço Minhas Importações dos correios:

Primeiramente, na barra de pesquisas, digite o código de rastreio da encomenda que deseja pagar o tributo:

pesquisando encomenda no site dos Correios no menu Minhas importações

Vai aparecer em sua tela as informações da encomenda e também valores. Clique no símbolo “$” para poder realizar o pagamento.

Clicando na opção para pagar as taxas e tributos através do Minhas importações

Feito isso, basta escolher a forma que deseja fazer o pagamento.

Escolhendo a forma de pagamento dos tributos em minhas importações

Pronto, agora você já pode pagar as taxas de importação dos seus produtos importados online mesmo, sem precisar ir até a agência dos Correios para realizar o pagamento e retirar a mercadoria.
Depois de ter feito o pagamento online, é só aguardar a encomenda em sua casa.

Como solicitar a revisão dos tributos

Acontece muitas vezes do comprador não concordar com o imposto que foi aplicado em sua encomenda, nesses casos é necessário solicitar a revisão dos tributos para a Receita Federal. Vamos ao passo a passo?

Para solicitar o serviço, é necessário clicar nos 3 tracinhos, conforme mostra a imagem e logo após em “solicitar revisão de tributos”.

Solicitando a revisão dos tributos através do minhas importações

Então, vai aparecer a imagem abaixo:

Solicitando a revisão de tributos no minhas importações, detalhando o motivo de querer a revisão

Agora é hora de explicar o motivo de querer a revisão de tributos detalhadamente.

Além da explicação, é necessário tirar prints da sua compra no site, podendo ser a copia do e-mail de confirmação da compra. Se tiver a fatura do cartão disponível, envie também.

Nas importações da China, por exemplo, os vendedores que preenchem a declaração alfandegária e muitas vezes eles declaram um valor menor do que o produto vale. Se a Receita perceber esse desencontro de informação, ela vai estipular um valor naquele produto e taxar encima disso. Nesse caso você pode deixar claro que não foi o responsável pelo preenchimento da declaração.

Então a Receita Federal vai analisar o seu pedido juntamente com as suas provas e dar uma decisão. Depois de pedido a revisão, basta ficar atento ao e-mail que em poucos dias terá uma resposta.

Complemente a leitura deste assunto:

Imposto de Importação – Quais tipos de isenção que existe

Existem 3 tipos de isenção de imposto de importação: Isenção pra quem viaja por vias terrestres, a isenção pra quem viaja via aérea e a isenção para quem compra pela internet. E tem diferenças de valores entre os 3 tipos mencionados.

Antes de mais nada, vamos lembrar que o valor da taxa do imposto de importação é 60% do valor da compra. 
A Receita Federal leva em consideração 3 fatores: 

  • Valor dos produtos; 
  • Frete; 
  • Seguro (se tiver, ele é somado também).

Para saber as diferenças de isenções, entenda como funciona o imposto de importação

Uma outra coisa que toda pessoa que vai importar precisa entender, é o funcionamento da alfândega brasileira.

A alfândega conhecida também como “aduana”, é o órgão responsável pelo controle das mercadorias que entram e saem do país. 
Ela é controlada pela Receita Federal e fica instalada em portos, aeroportos e também em fronteiras terrestres. É ela a responsável pela cobrança dos impostos de importação sobre as mercadorias.  

Resumindo, além de verificar quais produtos entram ou saem do país, os fiscais tem a responsabilidade de conferir o valor e a quantidade de produtos, e se está declarado corretamente.

Se aprofunde mais sobre a alfândega, entenda como funciona de forma simples e aprenda como recuperar o valor pago indevidamente em impostos 

Agora você já sabe o que é e como funciona o programa Minhas Importações dos Correios.
Você acha que é um bom programa? Conta pra gente nos comentários.

4.5/5 - (2 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rolar para cima